Espírito Santo vai receber candidatos à Presidência?
Primeiro turno acontece em 4 de outubro, mas candidatos ainda não acenaram se terão agenda no Estado
Eduardo Maia
Siga o Tribuna Online no Google
O primeiro turno das eleições acontece no dia 4 de outubro, e os candidatos que disputam o governo do Espírito Santo intensificam, nestes últimos 20 dias, as agendas pelas ruas dos 78 municípios.
Clique aqui e receba em primeira mão as notícias da Coluna Plenário
No mercado político, porém, uma pergunta tem circulado: quais candidatos à Presidência da República devem desembarcar no Estado antes da votação? Há possibilidade de os presidenciáveis fazerem campanha por aqui?
Dos nomes que estão na corrida ao Planalto, a coluna apurou que apenas um tem agenda confirmada no Espírito Santo: Renan Santos, do Missão. Segundo integrantes da sigla, o candidato deve estar em terras capixabas entre os dias 28 e 29.
Já em relação a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo), não há confirmação de visita. A avaliação, nos bastidores, é de que eles não devem caminhar pelo território capixaba no primeiro turno.
No segundo, a depender do desenho da disputa, alguns deles podem aparecer por aqui. Aguardar para ver...
Missão dada para vice!
O candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Ricardo Ferraço (MDB), Camillo Neves (PP), tem caminhado todos os dias, sem exceção, por bairros de Vitória.
Leia Mais: TRE-ES barra candidatura de Gilvan da Federal
Sempre ao lado de outros colegas vereadores que fazem parte da base do governo, Camillo tem apresentado o projeto do emedebista em um território que é majoritariamente dominado pelo candidato ao governo Lorenzo Pazolini (Rep), que foi prefeito de Vitória por dois mandatos seguidos.
Dobradinha evangélica
De olho no eleitorado evangélico, o candidato ao governo, Ricardo Ferraço (MDB), participou ontem de duas agendas voltadas ao segmento. Esteve em cultos com lideranças evangélicas em Vila Velha e Guarapari.
Desde a pré-campanha, o emedebista vem participando de compromissos desse tipo, buscando ampliar a interlocução com o setor.
Uma das lideranças que tem intermediado essa aproximação, inclusive, é o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB).
Aceno ao candidato
Por falar em Euclério Sampaio, o prefeito, que também preside o MDB em nível estadual, acenou recentemente para o candidato ao Senado Wellington Callegari (DC).
Em um evento, ao lado do candidato, afirmou que Callegari defende todos os princípios cristãos, e que estava apostando nele.
Callegari também tem relação próxima com Messias Donato (União), candidato à reeleição de deputado federal que tem as bênçãos de Euclério Sampaio.
No peito e na coragem
Candidato a deputado estadual Audifax Barcelos (PP), embora ex-prefeito da Serra por três mandatos, tem feito campanha sem outras lideranças a seu lado.
As únicas vezes que tem sido acompanhado, é pelo presidente estadual do PP, Josias Da Vitória, que busca a reeleição a deputado federal.
Apesar de ter perdido parte das lideranças serranas para a atual gestão municipal, representantes do PP acreditam que Audifax pode ser um dos mais votados da chapa.
Incógnitas também sobre candidato a estadual
Vereador de Vitória e candidato a deputado estadual pelo PL, Armandinho Fontoura, assim como Gilvan da Federal, teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).
Há a possibilidade de ele disputar sub judice, assim como o candidato a deputado federal, mas é mais um problema que surge para o PL de Magno Malta resolver.
Ambos podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas advogados eleitorais consultados pela coluna avaliam ser difícil reverter as decisões.
Não desgruda dele!
Vereador de Vitória Aylton Dadalto (Rep) tem trabalhado intensamente pela eleição do presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União), para deputado federal.
Presente em todas as agendas do parlamentar.
Linhares, para São Mateus
Candidato a deputado federal Dr. Victor Linhalis (PSB) tem buscado aumentar sua presença no Norte após agendas em Linhares.
Desta vez, caminhou por São Mateus, onde teve compromisso de campanha e se reuniu com lideranças políticas e comunitárias do município.
Falta só “pegar no colo"
O prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges (sem partido), além de apoiar Ricardo e Casagrande, tem se desdobrado para ajudar na reeleição de Amaro Neto (PP) à Câmara Federal. São aliados político há tempos, e Amaro ajudou Rodrigo na eleição à prefeitura da Cidade Saúde.
Recentemente, Borges também caminhou pela cidade com o candidato a deputado estadual Fabrício Petri (Agir).
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Plenário,por Eduardo Maia
Eduardo Maia
PÁGINA DO AUTORPlenário
Há mais de 55 anos, a tradicional coluna Plenário acompanha de perto os bastidores da política capixaba nas páginas de A Tribuna. Também presente no Tribuna Online, o espaço traz diariamente notícias, análises e informações exclusivas sobre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Com olhar atento, revela as costuras políticas que movimentam os quatro cantos do Espírito Santo.