Escola militar sem censura de temas
Em 31 de julho de 2018, o então candidato Jair Bolsonaro, veio ao antigo Ginásio do Álvares Cabral, em Vitória, e prometeu que cada capital teria uma escola militar durante seu governo. Disse que, por ele, até o ensino do uso e da importância de métodos contraceptivos seriam extintos.
Pois bem: Vitória ainda não tem a sua escola militar, mas Viana, sim: as obras estão prontas, e a prefeitura só aguarda a Covid-19 cessar para receber alunos do 1º ao 9º ano. Os uniformes já estão confeccionados.
O prefeito Gilson Daniel (Podemos), no entanto, afasta a ideologia política na sala de aula. Diz que nenhum tema das disciplinas como biologia ou história — que ganharam polêmica no embate entre direita e esquerda — será excluído:
“A grade curricular não vai mudar. É a mesma para a rede inteira. O que vai acrescentar é o civismo, por exemplo.”
Pátio
Segundo o prefeito, o diretor da escola será um civil, e não militar. “É preciso que o diretor seja da rede, e não temos professores militares em Viana”, explica. “Mas nós temos um grupo de militares que vai trabalhar as disciplinas de civismo, voltadas para a questão militar da escola. Os outros professores e coordenadores serão todos civis”, explica.
Delegacia
O pré-candidato a vereador de Vitória Jocelino Júnior (PT) precisou registrar um boletim de ocorrência porque hackers invadiram o lançamento virtual de sua pré-campanha.
Ele foi chamado de “macaco”. Os criminosos ameaçaram roubar dados bancários das pessoas que participavam e atrapalharam o andamento com música alta na sala virtual.
Rusgas
O vereador Luiz Emanuel e João Coser estão no enfrentamento: Luiz diz que Coser tentou, na Justiça, que ele retirasse do ar um vídeo em que chama de “escárnio” o petista pedir doações para a campanha, sendo que há fundo partidário. Coser diz que o financiamento é incentivado pelo TSE.
Mais um
Um militar chegou para embaralhar ainda mais a disputa pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim: da ativa, capitão Vinicius Sousa pretende disputar pela Rede Sustentabilidade apostando no mote de “cidade inteligente”.
Apesar de carregar patente, não vai bater na polarização direita- esquerda ou assumir viés conservador como colegas de quartel.
Como o capitão entrou para o jogo agora, as alianças ainda são embrionárias.
Foi por pouco
O Senado aprovou PL que flexibiliza uma série de regras do Código de Trânsito Brasileiro. A matéria foi relatada por Ciro Nogueira (PP), um dos principais líderes do Centrão. Foi ele quem acenou a Fabiano Contarato (Rede) e incorporou uma emenda do senador à versão final do texto, impedindo que haja a substituição da pena de prisão por pena restritiva em caso de homicídio ou lesão corporal cometidos por condutores alcoolizados.
Galeria
Sentido!
Sargento da Policia Militar e ex-presidente da Associação de Cabos e Soldados, Roberto Caetano (PSL) vai disputar uma vaga na Câmara Municipal de Vitória.
O assunto voltou
A Comissão de Segurança da Assembleia, comandada pelo deputado estadual Danilo Bahiense, realiza amanhã uma reunião extraordinária e virtual para debater a violência contra crianças abusadas sexualmente e que ficaram grávidas.
O assunto 2
Com o tema “Criança amada, não abusada!”, será às 14 horas, em parceria com a Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente e de Política sobre Drogas. Transmissão pelo Youtube.
Vai tentar
Controlador efetivo da Câmara de Linhares, Diego Krentz será o candidato dos Progressistas em Ibiraçu, cidade natal do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.