Encontro marcado com Ricardo no Caparaó
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Com a chegada do final do ano, as articulações políticas devem diminuir por um tempo e recomeçar somente em 2026. Entretanto, antes de isso acontecer, haverá um grande encontro na região do Caparaó capixaba, no próximo dia 28.
Em Iúna, o deputado federal Gilson Daniel (Pode), o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), e o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), estarão juntos para dialogar com a população local. Expectativa é de que prefeitos, vereadores e demais lideranças de cidades ao redor participem, bem como outros nomes governistas.
Reunião será, sobretudo, em prol de Ricardo ao governo do Estado, e também de Euclério ao Senado. Gilson, desde o início do ano, tem sido um dos mais entusiastas da candidatura de Ricardo em 2026. O Podemos, partido do qual é presidente, foi o primeiro a manifestar apoio oficial ao emedebista.
Filiação já agendada
A chegada oficial do secretário de Meio Ambiente de Vitória, Alexandre Ramalho, ao Republicanos, acontece nesta semana. Ramalho é aposta de Erick Musso para a chapa da deputado federal, que inclui ele mesmo. Indagação no mercado político é sobre Messias Donato (Rep), atual deputado federal, mas que é alinhado com Euclério e Ricardo Ferraço.
Tendência é de saída
A preço de hoje, a tendência é de que Donato deixe a legenda, em um movimento alinhado com Euclério. Embora haja a percepção, nos bastidores, que ele possa ter “mais facilidade” em se reeleger em uma chapa nivelada do Republicanos, cresce a expectativa de uma migração para o Podemos, de Gilson Daniel. Definição, porém, só no próximo ano.
Em fevereiro tem Carnaval!
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), já está nos preparativos para o Carnaval 2026. Esteve na quadra da escola Pega no Samba, participando da tradicional feijoada, acompanhado do presidente da Câmara, Anderson Goggi (sem partido) e do vereador Maurício Leite (PRD).
Aposentadoria
O próximo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES) a se aposentar será Fabio Clem de Oliveira. Ele foi presidente da Corte no biênio 2022/2023, e completa 75 anos no dia 4 de janeiro de 2026.
Por conta disso, o desembargador Fabio Clem será aposentado compulsoriamente. Depois, como dita o rito, o processo para candidatura à vaga será aberto, quando os que pretendem concorrer se colocarão à disposição.
Cachoeiro de Itapemirim terá amanhã novo prefeito
O prefeito de Cachoeiro, Theodorico Ferraço (PP), vai transmitir seu cargo amanhã ao vice, Júnior Corrêa (Novo), que comandará a cidade por 60 dias, conforme a coluna antecipou.
Durante o evento, também será apresentado o projeto da Cidade Industrial de Pacotuba. No período, Ferraço deve pessoalmente cuidar dos assuntos relacionados à Cidade Industrial, além de nos bastidores promover articulações em prol de Ricardo Ferraço no Sul.
Decisão neste ano
Ex-deputado estadual Sergio Majeski (sem partido) pretende definir seu futuro partidário ainda neste ano. Expectativa é de que se filie ao União Brasil, presidido por Marcelo Santos. É pré-candidato à Ales.
Por falar nele...
Em São Gabriel da Palha, durante o evento “Bora Dialogar”, no último dia 13, Marcelo Santos reuniu cerca de 2000 pessoas. A próxima edição já será na terça-feira, em Guarapari. Movimento continua chamando atenção no mercado político. A pergunta que se repete nos bastidores: É mesmo movimento para a Câmara Federal?
Coleta biométrica
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) está convocando os eleitores que ainda não possuem biometria cadastrada no título de eleitor a comparecer ao cartório eleitoral mais próximo para realizar a coleta das digitais. O atendimento é gratuito. As unidades da Justiça Eleitoral funcionam de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.