Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

“Eleição para a Mesa tem que esperar”

| 06/03/2020, 07:53 07:53 h | Atualizado em 06/03/2020, 07:58

A decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), de que não caberia ao Judiciário interferir nos assuntos internos da Assembleia, deu novo ânimo aos defensores da antecipação da eleição da Mesa Diretora. Tanto que, tão logo saiu a decisão, alguns já falavam que a pauta encontraria bom clima na Casa após o fim das filiações partidárias (abril).

Deputados próximos ao presidente Erick Musso – que tinha sido reeleito na eleição que foi anulada – dizem que ele deve colocar o nome à disposição novamente, mas evitam a defesa pública antes de uma costura com o Palácio Anchieta.

O deputado Enivaldo dos Anjos – que perdeu a liderança do governo na Assembleia durante o episódio da eleição antecipada, mas continua na base aliada – disse que o melhor é deixar o assunto para depois das eleições municipais. “Se puxar a eleição da Mesa para abril, eu serei contra. Tem que esperar o processo eleitoral de outubro”, afirmou.

Piso maior suspenso
O Tribunal de Justiça concedeu liminar à Prefeitura de Vitória suspendendo os efeitos da emenda à lei orgânica 71/2019, que estabelece um novo piso para o magistério da capital. A lei é de autoria do vereador Roberto Martins e previa piso 50% maior que o piso nacional para os professores. A lei fica suspensa até o julgamento do mérito pelo pleno do TJ.

Controle privado
O governador Renato Casagrande anunciou ontem, conforme noticiado em Plenário Online, que vai abrir mão do controle da Companhia de Gás do Estado (ES Gás), para que ela tenha mais agilidade e eficiência. “Não preciso de dinheiro agora, preciso de um ativo que dê retorno para o Estado, que participará da gestão, mas o controle da ES Gás será privado”.

Sem rodeios!
Durante a abertura do Fórum de Vereadores, ontem, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Chamoun, foi enfático: “Não farei rodeios. Se não houver reforma, podem decretar a falência de seus municípios”, afirmou. No Estado, 34 municípios possuem instituto próprio de previdência.

Vigilância ou retaliação?

O presidente da Câmara de Vitória, Cleber Felix (DEM), protocolou na Casa um requerimento de informações sobre as faltas dos vereadores Vinícius Simões e Leonil Dias, os dois do Cidadania, nas sessões e comissões permanentes durante todo o ano de 2019.

A ação vem um dia depois que Vinícius fez representação na Corregedoria da Câmara contra Cleber, pedindo a sua destituição.

Valor de contrato do Himaba não agrada

O edital para a gestão do Hospital Infantil de Vila Velha (Himaba) está aberto até o dia 18 e oito organizações devem visitar o hospital nesta semana. Mas o Instituto Gnosis, que gerencia o Himaba por contrato emergencial, ainda não encaminhou proposta. “O valor do contrato é inexequível, estamos bem preocupados. Não descartamos, mas estamos estudando se vamos nos inscrever”, disse o diretor administrativo do Gnosis, Lucas Sartori. Hoje o contrato é de R$ 8,7 milhões/mês, o valor do edital é de R$ 9,8 milhões, com acréscimo de 82 leitos.

Galeria

Momento light
O ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, costuma ser bem sério nas agendas públicas. Ontem, em evento empresarial no Estado, o deputado federal Felipe Rigoni tentou descontraí-lo e disse que precisa liberar mais verba do Orçamento para o ministro ter com que trabalhar. Foi aplaudido e ganhou um sorriso.

Na rua pelas mulheres
A OAB-ES faz, no próximo domingo, caminhada pelo fim da violência contra as mulheres. A concentração será às 8h no píer de Iemanja, na orla de Camburi. Sugestão é vestir camisa preta.

Nem rivotril
O que tem de presidente de partido sem dormir fazendo contas para montar chapa não está no gibi.

Olha o gemidão
O gemidão do WhatsApp deu as caras em evento no Palácio Anchieta.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: