Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Eleição na Assembleia definida?

Confira a coluna desta quinta-feira (23)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 23/01/2025, 14:51 h | Atualizado em 23/01/2025, 16:20

Imagem ilustrativa da imagem Eleição na Assembleia definida?
Eduardo Maia

As movimentações em prol da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a ser definida no começo de fevereiro, têm acontecido mais nos bastidores. Ao menos, até agora. Ontem, o governador Renato Casagrande (PSB) esteve em Brasília junto ao presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União), e ao vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).

Os três se encontraram com o presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, e, durante agenda, combinaram que o partido vai apoiar o projeto do governador em 2026, que a princípio envolve o lançamento de Ricardo Ferraço ao governo do Estado. Essa convergência indica que as chances de a partir de agora o governador acenar para a reeleição de Marcelo Santos à presidência da Assembleia são grandes.

Seria uma espécie de combinado. União fecha de vez com o governo, e a cadeira de presidente continua com Marcelo.

Presidência do partido

Outra novidade é que o prefeito Euclério Sampaio (MDB) deixará a sigla para retornar ao União Brasil. Desta vez, porém, será o novo presidente estadual, no lugar do atual secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni. Expectativa do movimento de Rueda, Casagrande e Ricardo é justamente acabar com as brigas pela sigla no Espírito Santo.

Fortalecer o União

Principal objetivo de Euclério à frente do novo União Brasil, além de pacificar a sigla após atritos, será fortalecer para a montagem de chapa às eleições de 2026. Neste aspecto, já há as lideranças que estão filiadas, como deputados Bruno Resende e Denninho Silva. Expectativa do prefeito, porém, será atrair nomes ainda mais representativos.

Panela de barro para Suzuki

A atriz Danni Suzuki esteve em Vitória, e um vídeo publicado por ela viralizou nas redes. Ela elogiou o trabalho dos profissionais da limpeza pública, surpreendendo-se com o cuidado deles com as praias. Por conta disso, o prefeito Pazolini (Rep) a recebeu e a presenteou com a tradicional panela de barro.

De mãos dadas

Mais uma vez, PL e PT caminharam juntos na Câmara de Vila Velha. Os vereadores do PL Devacir Rabello, Pastor Fabiano e Patrick da Guarda se juntaram a Rafael Primo (PT) e votaram por manter o veto do prefeito Arnaldinho (Podemos), que visava aumentar o salário dele em quase 90%.

Chama a atenção que os dois partidos têm caminhado “de mãos dadas” em alguns aspectos. Resta saber se isso vai continuar com o passar do tempo.

Falta um partido para a sonhada “trinca”

Depois de o governador Casagrande (PSB) ter conseguido oficializar a parceria política com o União Brasil, somada à chegada de Marcos Aurélio (PP) à Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), falta somente garantir o Podemos no projeto de 2026.

Essa missão, porém, tem sido encarada como difícil pelos governistas. Possibilidade de o Podemos ficar de fora do governo começa a ser considerada.

Galeria

“Vaga” aberta no MDB

Com a saída de Euclério do MDB, abre-se uma vaga para uma liderança governista. Já há quem diga que o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Pode), que há algum tempo deseja mudança de ares, pode encontrar no MDB uma nova casa.

Nomeação na Ales

Deputado estadual Alcântaro Filho (Rep) vai contar com Hans Dettmann (Rep) em seu gabinete. Dettmann foi candidato a prefeito em Santa Maria de Jetibá em 2024.

OAB libera salas de apoio

Presidente da OAB-ES, Erica Neves anunciou que as salas de apoio da instituição estarão abertas para todos os advogados e que não existe mais a restrição financeira imposta até dezembro de 2024.

Agora é oficial

Presidente estadual do Republicanos, Erick Musso foi nomeado secretário de Governo em Vitória. A informação de que isso aconteceria nesta semana havia sido antecipada pela coluna no último sábado.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: