Divergências e convergências
A visita do ministro da Justiça, André Mendonça, ontem ao Estado, acompanhando operações, visitando bases militares e prometendo – sem detalhes – recursos ao Estado, mostrou que é possível convergir mesmo em meio às diferenças.
O ministro e o governador Casagrande têm posições divergentes com relação a dois temas que estão na ordem do dia. Quando questionados sobre os decretos que flexibilizam o uso e compra de armas, Mendonça defendeu, alegando ser bandeira do Presidente. Casagrande é contra, afirmando que mais armas representam mais crimes e mais trabalho aos policiais.
Sobre a prisão do deputado Daniel Silveira pelo STF, o governador é a favor, já o ministro evitou dar opinião pessoal, limitando-se a dizer que cabe à Câmara decidir. “Eu e o governador temos uma perspectiva diferente, respeitamos a sua opinião. O que nos une é o que deve ser importante para nós”, disse Mendonça que, sem querer, acabou dando recado para Brasília.
“Freio de arrumação”
O governador Renato Casagrande foi enfático ao defender a prisão do deputado federal Daniel Silveira, que atacou e ameaçou ministros do STF. “Imunidade parlamentar não é para ameaçar as instituições democráticas. Ela protege sua opinião política. A decisão do STF foi correta para dar um freio de arrumação aos que querem estar acima da Constituição”.
Maioria apoia o STF
Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas com 2.018 pessoas, por telefone, entre quarta e quinta-feira, mostrou que 49,9% acham que o ministro do STF Alexandre de Moraes agiu certo ao mandar prender o deputado federal Daniel Silveira por ataques ao Supremo. Já 42,1% acham que ele agiu errado e 8% não opinaram ou não responderam.
Ficaram sem moqueca

Os deputados federais Soraya Manato e Evair de Melo, que disputam o ranking de quem é mais bolsonarista, participaram da agenda do ministro da Justiça pela manhã, mas não compareceram, na parte da tarde, ao Palácio Anchieta. Os dois têm criticado o governador Renato Casagrande.
Sagrado direito
O presidente da Associação de Pastores de Vitória (Apev), Romerito de Oliveira, esclareceu que a Apev não endossa nem defende o conteúdo expresso em vídeo pelo deputado (Daniel Silveira). Na quinta, a coluna publicou nota sobre a Apev ter publicado vídeo do deputado. “Somente nos manifestamos favoráveis ao sagrado direito constitucional da inviolabilidade parlamentar por prerrogativa de função em defesa da democracia”.
Vereador que renunciou sob ameaça vai à polícia
O vereador de Brejetuba Antônio da Saúde (Cidadania) registrou ontem um boletim de ocorrência sobre a ameaça de morte que sofreu e que o obrigou a renunciar ao mandato. A Coluna Plenário noticiou ontem, com exclusividade, a denúncia feita pelo deputado Hudson Leal, amigo do vereador. “Dois pistoleiros colocaram uma arma na cabeça dele”, disse o deputado. Na segunda-feira, o vereador presta depoimento ao Ministério Público.
Galeria
Oficial
A vice-governadora Jaqueline Moraes foi a puxadora de palmas oficial da cerimônia de entrega de homenagens a agentes da Segurança Pública, ontem, no Palácio Anchieta.
Sabonete
O ministro da Justiça, André Mendonça, deu uma longa resposta, mas não respondeu como será o combate para evitar que mais armas no mercado, com a flexibilização, possam parar nas mãos de criminosos.
Fundo para a pesca
A deputada Janete de Sá protocolou indicação ao governo para criar o Fundo de Apoio ao Setor Pesqueiro, para estruturar o segmento que ainda atua de forma artesanal.
Gente que não acaba mais
Chamou a atenção o tamanho da comitiva do ministro da Justiça que veio ao Estado. Não se fala em número exato, por questão de segurança, mas foram mais de 30 pessoas vindas ao Estado para a agenda.