Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Disputa das chapas esquenta

Coluna foi publicada no domingo (29)

Eduardo Maia | 30/10/2023, 11:32 h | Atualizado em 30/10/2023, 11:34

Imagem ilustrativa da imagem Disputa das chapas esquenta
Comando da UFES será disputado no próximo dia 08 entre as chapas 10 e 20 |  Foto: Thiago Coutinho/AT

No próximo dia 8, duas chapas disputarão o comando da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) pelos próximos quatro anos. A chapa 10, que tem como candidato a reitor o professor do Departamento de Química, Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro, e a chapa 20, que tem como líder a professora do Departamento de Psicologia Social, Edinete Maria Rosa.

A campanha dos grupos corria tranquilamente, até que a chapa 20 publicou um vídeo de campanha com o presidente do Movimento dos Atingidos por Barragens, dizendo que “votaria na chapa 20 porque não queria ver a nova reitoria subordinada à Fundação Renova”. De acordo com a chapa 20, a chapa 10 entrou com um pedido junto à Comissão Eleitoral, pedindo para que o vídeo fosse retirado. A requisição foi atendida, mas os representantes da 20 estão recorrendo, dizendo que “não houve citação sobre a chapa 10” nas falas contidas no vídeo.

O outro lado

Em contato com a coluna, a chapa 10 alegou que solicitou “apenas a intervenção da comissão eleitoral para garantir um processo eleitoral respeitoso e sem a disseminação de informações falsas ou desinformações. A decisão de retirada do vídeo partiu da comissão, por entender este com capacidade de desinformação”, informou, em nota.

Liberado para sair

O deputado Pablo Muribeca (Patriota) pode, oficialmente, deixar o partido. O Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES) transitou em julgado a ação do deputado. Ele entrará para o Republicanos e disputará a Prefeitura da Serra. Na Assembleia, inclusive, ele tem intensificado as críticas ao prefeito Sérgio Vidigal (PDT), de olho no pleito de 2024.

Arranhou no violão

O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Bruno Lamas, anunciou que no ano que vem a Faculdade de Música do Espírito Santo chegará em várias cidades do interior. Aproveitando o assunto, Lamas se animou e “arranhou” uma canção no violão. Seguidores, de forma humorada, falaram que ele também precisa se matricular nas aulas.

Preocupação

Nas próximas semanas, algumas alterações na Receita Federal devem ser anunciadas em Brasília. Uma dessas mudanças, que tem preocupado o governador Renato Casagrande (PSB) e outros parlamentares capixabas, é a possibilidade da Alfândega do Porto de Vitória perder autonomia.

Na terça-feira (31), junto à bancada capixaba, o deputado federal Da Vitória (PP) terá audiência com o secretário especial da Receita, Robinson Barreirinhas, para elucidar a questão.

Nova diretoria e meta definida em Cariacica

Os novos representantes do Republicanos em Cariacica foram empossados. Quem vai presidir o partido lá, a partir de agora, é o braço direito do prefeito Euclério Sampaio (MDB), Emerson Corteletti. Com a nova diretoria, a informação é que o partido pretende eleger ao menos quatro vereadores na cidade. O evento teve a presença do deputado federal, Messias Donato; Euclério; Erick Musso; prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini e Alcântaro Filho.


Galeria

Nova frente parlamentar

A Câmara de Vitória contará com nova frente parlamentar. Desta vez, em Defesa do Meio Ambiente. Ela será presidida pelo vereador Leonardo Monjardim (Patriota). Segundo ele, a frente terá o principal objetivo de “buscar mecanismos para diminuir os índices de poluição decorrentes do pó preto”.

Encontro na serra

O vereador e presidente do PL na Serra, Igor Elson (PL), promoveu um encontro de lideranças partidárias no município para tratar das eleições de 2024. O nome de Igor continua à disposição do partido para disputar a prefeitura do município.

COP-28

O governador Renato Casagrande (PSB) participou da reunião do projeto Brasil pelo Meio Ambiente, em São Paulo. O evento tratou de como será a participação do País na próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: