Desavenças no PL e mudanças
Coluna foi publicada nesta quinta-feira (19)
O PL já bateu o martelo e confirmou que o candidato que vai disputar a Prefeitura de Guarapari é o deputado Delegado Danilo Bahiense. As dúvidas sobre a candidatura dele surgiram no começo do mês, quando o ex-deputado estadual Carlos Von (PL) — que tem reduto político em Guarapari —, teve seus direitos políticos reestabelecidos, após ter sido condenado à inelegibilidade. Na prática, estaria apto à disputa neste ano.
Entretanto, o presidente do PL, Magno Malta, gravou vídeo em favor de Bahiense. Nos bastidores, Von teria tentado reverter a candidatura do delegado sendo ele próprio o escolhido, mas não teve sucesso. Por conta disso, estaria insatisfeito com a decisão de Malta e estudando apoiar outro candidato que tem mais proximidade. Interlocutores apontam que a chance de Von apoiar Rodrigo Borges (Republicanos) é grande, e isso pode alterar os rumos do pleito na Cidade Saúde.
Rivais? Nem tanto
Quando se trata de siglas, o apoio de Von a Borges seria inusitado. Apesar da proximidade pessoal entre ambos, PL e Republicanos não têm se dado bem politicamente, com desavenças entre os presidentes Malta e Erick Musso. Caso o apoio aconteça e Von e Borges caminhem pela cidade, há quem diga que o partido poderia até expulsar o ex-deputado.
Disputa pelo governo
Pessoas da campanha de Zé Preto (PP) acreditam que caso Von e Borges se juntem, o progressista pode ter problemas nas pesquisas. Uma parcela da equipe já tem desejado que Casagrande (PSB) percorra a cidade com Zé, mas isso tem sido encarado como improvável, já que Borges também usa a narrativa de que tem diálogo aberto com o governo.
Culinária pomerana na área
A candidata à Prefeitura de Vila Pavão Mônica Ziviani (PL), de 24 anos, encontrou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro para gravar conteúdo político e a presenteou com um brote, pão típico pomerano. “É de fubá, e minha sogra coloca trigo”. “Você gosta dessa sogra, né?”, brincou Michelle.
Amém!
A disputa na Serra não se atém às ruas. Quase que simultaneamente, os candidatos à prefeitura Audifax Barcelos (PP) e Weverson Meireles (PDT) destacaram que estão sendo apoiados por líderes evangélicos.
Audifax ao lado de Pastor Alcimar Prates, presidente da Assembleia de Deus Ministério da Graça. Weverson destacou apoio de Pastor Marcelo Ferreira, presidente da Associação de Pastores Evangélicos da Serra.
Desconhece apoio a tucano e mira articulações
O candidato à Prefeitura de Vitória João Coser (PT) desconhece que o governador Casagrande (PSB) esteja apoiando o tucano Luiz Paulo (PSDB), como o próprio disse durante sabatina da TV Tribuna. “O PSB faz parte da coligação de Luiz, natural que ele use a imagem do governador, mas fico com a palavra de Casagrande, e até hoje ele não falou nada comigo”. Na entrevista, Coser reforçou que a gestão precisa de mais articulação com o governo.
Galeria
Discussões climáticas
O Instituto Fênix & Humaniza Brasil vai promover durante a “Sexta Lendária” — evento mensal que organiza diálogos sociais —, uma discussão com candidatos que têm propostas voltadas para temas como emergências climáticas e igualdade de gênero. Será nesta sexta-feira (20), às 15 horas, na Escadaria Acyr Guimarães, Centro de Vitória.
Apoio de secretário
Luiz Paulo (PSDB) ganhou reforço do secretário de Turismo do Estado, Philipe Lemos. Gravaram vídeos.
Dobradinha no Norte
O ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD) está a todo vapor na campanha de Bruno Marianelli (Republicanos). Juntos nas caminhadas.
Instagram tomado
O prefeito de Ibatiba e presidente da Amunes, Luciano Pingo (MDB), disponibilizou seu Instagram para sua candidata Criziane Moreno (MDB). Pingo mal aparece no feed, o espaço tem sido todo da candidata.