Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Desânimo não bateu à porta de Arnaldinho

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia | 23/10/2025, 08:00 h | Atualizado em 23/10/2025, 09:41

Imagem ilustrativa da imagem Desânimo não bateu à porta de Arnaldinho
Arnaldinho Borgo |  Foto: Divulgação

Após imbróglios recentes envolvendo os caminhos que a federação União-Progressista pode tomar no Espírito Santo, houve quem decretasse que o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), teria desistido de se filiar ao PP, algo que foi acordado em Brasília, nas presenças dos presidentes nacional e estadual da legenda, Ciro Nogueira e Da Vitória.

Segundo aliados do prefeito, porém, Arnaldinho, nos bastidores, continua tratando a filiação como certa. Inclusive, mantém contato com Da Vitória. Apenas vai esperar mais um tempo para que a “poeira baixe”. Continua acreditando que tem espaço para disputar o governo do Estado em 2026.

Expectativa é que Arnaldinho também busque conversar com Marcelo Santos (União) quando for oportuno. O presidente da Assembleia é quem preside o União Brasil e fechou apoio a Ricardo Ferraço (MDB) para o ano que vem. A ver.

Já fora do Estado...

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), afirmou que a federação União-Progressista está ameaçada “pela postura de Ciro Nogueira”.

Segundo Caiado, o União não recebe ordens. “Tem de haver respeito, mas o União tem 59 federais, maior bancada. Não tem porque se entregar para ser comandado por Ciro, que não tem expressão política”. Ruídos.

Instabilidade em cargos

Superintendente do Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU-ES), Fhilipe Pupo Santos foi exonerado do cargo no último dia 9.

Em conversa com deputados, o movimento seria retaliação do governo a parlamentares que votaram contra o PL que propunha novas regras de tributação para investimentos. O PP, nos bastidores, teria sido o alvo do Planalto.

Aprendendo com as filhas

Imagem ilustrativa da imagem Desânimo não bateu à porta de Arnaldinho
Gilson Daniel acompanhado das filhas |  Foto: Reprodução

Gilson Daniel (Pode) reservou tempo para um experimento científico com as filhas. Colocou um limão em uma jarra d'água e as desafiou: pegar a fruta sem derrubar líquido. Explicou como: girar o dedo na água para o limão subir. Isso acontece por conta de um princípio físico chamado Bernoulli.

Não vai sair

Recentemente, a coluna publicou indícios de que o governo do Estado estaria tentando atrair o deputado federal Amaro Neto (Rep) para um partido da base. Amaro, por sua vez, justificou que isso não deve acontecer.

“Tenho boa relação com Casagrande (PSB) e Ricardo (MDB), mas não houve conversas para mudar de partido. A tendência é que eu não saia do Republicanos, estamos montando boas chapas e vamos seguir nessa linha”.

Estado com um senador por pelo menos um mês

O senador Magno Malta (PL) passou ontem por uma cirurgia no joelho. O procedimento, segundo a assessoria, foi bem-sucedido e ele já está em recuperação, com boa evolução clínica.

Magno, porém, ficará de licença médica por 30 dias, o que fará com que o Estado fique apenas com um senador em exercício: Fabiano Contarato (PT), já que Marcos Do Val (Pode) também está de licença. No caso dele, até dezembro deste ano.

Patrimônio nacional

A tradicional Festa de Corpus Christi de Castelo está próxima de receber reconhecimento nacional.

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou projeto de autoria de Evair Melo (PP), que propõe reconhecer a celebração como Patrimônio Cultural de Natureza Material e Imaterial do Brasil.

Avanço contra câncer

Foi aprovado por unanimidade projeto do vereador de Vitória Pedro Trés (PSB) que cria o Programa de Navegação da Pessoa com Suspeita ou Diagnóstico de Neoplasia Maligna.

A proposta garante que pacientes com suspeita ou confirmação de câncer recebam acompanhamento individualizado desde o 1º sinal da doença.

Ação pela cidadania

O Parque o Cravo e a Rosa, em Itanguá, Cariacica, no próximo dia 08, vai receber a Ação pela Cidadania – Estado Presente, que ofertará diversos serviços à população, incluindo consultas, exames e vacinação. será das 8 às 17 horas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: