Cotado para disputa no MP-ES
Coluna foi publicada no sábado (09)
Em fevereiro do ano que vem, o Ministério Público do Estado (MP-ES) escolherá o seu novo procurador-geral de Justiça (PGJ) com o fim do segundo mandato da atual ocupante do cargo, a promotora de Justiça Luciana Andrade.
Nos bastidores, tem crescido as especulações em torno do nome do secretário-geral do gabinete de Luciana, o promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal, apontado como um dos nomes cotados para candidatura à sucessão.
Berdeal tem representado a Procuradora-geral de Justiça em diversos eventos, como o desfile da Independência, na avenida Beira-Mar, na última quinta-feira.
O trâmite para escolha do PGJ é feito com a inscrição dos promotores e procuradores de Justiça interessados. Após isso, é composta uma lista tríplice com os três mais votados pela categoria. Por último, o governador indica o novo chefe do MP.
Esperado em evento
O governador Renato Casagrande (PSB) é esperado para a abertura do II Congresso Internacional de Mediação e Arbitragem, na sede do MP-ES, às 8 horas de segunda-feira. O encontro é realizado pela Mediation and Arbitration for Recovery and Business (Med Arb RB) e reunirá membros do órgão, magistrados, advogados e juristas de todo o País.
Inteligência artificial
A Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado (TC-ES) lançou recentemente o primeiro curso totalmente criado e produzido por inteligência artificial. O curso, que é on-line, foi batizado de “Fundamentos da gestão de projetos no Setor Público” e tem como objetivo proporcionar uma visão teórica e prática sobre gestão e elaboração de projetos.
Separados por um capitão
Que Pazolini era tido como mais alinhado a Bolsonaro enquanto Casagrande era lembrado como desafeto, todo mundo sabe. O que talvez não perceberam é que no 7 de Setembro eles estiveram novamente separados por um capitão, mas o de Mar e Guerra, que ficou entre os dois no palco do desfile.
Institucional
Sobre o primeiro encontro entre o governador Casagrande (PSB) e o prefeito Pazolini (Republicanos) em um desfile da Independência, na última quinta-feira, os dois responderam de forma parecida quando perguntados pela coluna como é a relação hoje dos dois.
“Politicamente cada um tem sua posição, mas em termo de relação institucional, é boa”, disse o primeiro.
“A relação institucional é ótima”, contou o segundo.
Enquete pelo zap
O ex-vereador de Vila Velha Ricardo Chiabai tem usado o WhatsApp para perguntar aos seus contatos se ele deve disputar a Câmara ou a prefeitura do município canela-verde. “As eleições municipais se aproximam. Muitas pessoas já me perguntam se vou disputar para prefeito ou vereador no ano que vem. Algumas já manifestam esse desejo. E você? Deseja que eu dispute para vereador ou prefeito? Se a sua resposta for positiva, poderei contar com o seu apoio?”.
Galeria
Educador Físico
A Câmara de Vitória, por meio do vereador Leandro Piquet (Republicanos), realizará uma sessão solene na quarta-feira, às 19 horas em homenagem ao Dia do Educador Físico, cuja data é oficialmente comemorada em 1º de setembro.
Audiência Pública
Também na Câmara da capital, será realizada no dia seguinte audiência pública, proposta pelo vereador Duda Brasil (União), para saber como é a acolhida nos Pronto Atendimentos da Praia do Suá e de São Pedro. Diretores das duas unidades participarão. O objetivo é mostrar como é feito o trabalho, além de saber da sociedade o que é necessário para que melhorias aconteçam.
Averiguação
A CPI de Maus-Tratos contra os animais, presidida pela deputada Janete (PSB), fez uma diligência em Cocal, Vila Velha, com a Gerência de Bem-Estar Animal da prefeitura para verificar denúncia de que moradora abandonou dois cachorros na rua.