Cooperação entre o Estado e os EUA
O governador Renato Casagrande vai hoje a Brasília para assinar um memorando de cooperação com o consulado dos Estados Unidos visando a cooperação técnica e a articulação de projetos e ações nas áreas de educação, saúde, segurança, desenvolvimento econômico, inovação, entre outras.
O encontro vem após a entrega da “Carta dos Governadores pelo Clima” ao embaixador dos EUA, Todd Chapman, com pedido de 24 gestores – articulados por Casagrande – por interlocução direta com o presidente Joe Biden, em mais uma sinalização do protagonismo dos governadores em detrimento das ações, algumas contestadas, do governo federal.
O memorando tem validade até 31 de dezembro de 2022 e será criado, agora, um grupo de trabalho. A aproximação pode favorecer o Estado, por exemplo, na compra de vacinas. Cooperação semelhante com a Itália permitiu que, no ano passado, o Estado pudesse comprar respiradores.
Visita ao Butantan
Amanhã, o governador Renato Casagrande vai a São Paulo, a convite do governador paulista, João Doria, para conhecer o Instituto Butantan e também a vacina Butanvac – sua tecnologia e produção. A vacina, que é produzida no Brasil, aguarda a aprovação dos estudos clínicos pela Anvisa para iniciar as fases 1 e 2 dos testes em 1.800 voluntários.
Cobrança
Na sessão de terça-feira, os deputados Sergio Majeski e Iriny Lopes cobraram da presidência da Ales a votação do projeto, do governo, que concede auxílio de R$ 5 mil a professores, para a compra de computadores, e ajuda de custo para a internet. Majeski tem projeto semelhante – proposta do governo deve ser apensada à dele – e Iriny apresentou emendas.
A “Alameda do Amor”, nome que o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, deu à rua do antigo Chalé Motel, em Itapuã, está dando o que falar entre os moradores. Na segunda, o prefeito deu ordem de serviço para a urbanização da rua, e os moradores agora esperam pelo “amor” no trânsito também.
PV pacificado?
O presidente estadual reeleito do PV, Fabrício Machado, apresentou uma certidão da Justiça Eleitoral em que já consta a nova composição do partido. A nova formação também já foi homologada pela Executiva Nacional dos verdes. Fabrício disse que conversou com o deputado Luciano Machado e que, por ele, está tudo pacificado. Os dois andaram se estranhando na disputa pelo comando da legenda. Como deputado, Luciano tem cadeira na Executiva.
“Juíza não tinha competência para dar a liminar”
O advogado André Moreira contestou a competência da 4ª Vara de Fazenda Pública Estadual em conceder a liminar que determinou a volta às aulas presenciais – decisão cassada ontem pelo TJ. Ele disse que no dia 3 de fevereiro, entrou com ação em nome da Associação de Pais e Alunos sobre o mesmo tema. Na ocasião, as aulas estavam ocorrendo e o pedido era pela suspensão. A ação foi para a 5ª Vara. “Pelo artigo 55 do CPC, os processos deveriam ser reunidos e decididos pela 5ª Vara. Nossa ação nunca foi apreciada”, disse Moreira.
Galeria
Vai ter eleição?
O presidente da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams), Jean Cassiano, pediu à Comissão Eleitoral o adiamento da eleição da Fams, marcada pra domingo. Justificou que a votação vai causar aglomeração. Ele vai ao MP também.
Tira-dúvidas
A vice-governadora, Jaqueline Moraes, e as secretárias Nara Borgo (Direitos Humanos) e Cyntia Grillho (Ação Social) fazem às 19h de hoje um “tira-dúvidas” online sobre os auxílios do governo. Será transmitido pelas redes sociais da vice-governadora.
Comemoração dupla
O ex-governador Paulo Hartung e sua mãe, Dona Lilia, fizeram aniversário ontem. Ele, 64. Ela, 88 anos. “Em tempos tão atípicos como esses, só o fato de estar e se sentir vivo e disposto já é uma dádiva”, disse PH numa postagem em rede social.