Chapa do Republicanos começa a ganhar forma
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Embora a coluna já tenha analisado a dificuldade que os partidos têm enfrentado na montagem de chapa para deputado federal, o Republicanos, comandado pelo ex-presidente da Assembleia Erick Musso, começa a se movimentar de forma mais “agressiva” rumo à montagem do grupo.
Após ter batido o martelo sobre as filiações do casal Carlos e Soraya Manato, o próximo alvo foi conquistado: Coronel Alexandre Ramalho vai se filiar ao partido na próxima semana para disputar vaga à Câmara Federal.
“Tenho compromisso com Erick e com Lorenzo Pazolini (Rep). Vou ajudar o projeto do prefeito ao governo e também auxiliar o partido, fazendo parte da chapa de deputado federal. Já vínhamos de boa conversa desde ano passado, mas Erick decidiu não caminhar com candidatura em Vila Velha. Agora, o 'casamento' deu certo", afirmou o Coronel.
O que há até agora?
Além de Soraya Manato e Ramalho, a chapa para federal do Republicanos, até o momento, conta com o próprio Erick Musso, Amaro Neto e (por ora) Messias Donato, que embora esteja deputado pela sigla, é aliado de Euclério Sampaio (MDB) e Ricardo Ferraço (MDB). Corre por fora o deputado estadual Muribeca, que a princípio vem para reeleição.
Quase 60 exonerações
O número de servidores da Câmara da Serra exonerados já chegou a 57. Os nomes eram ligados aos vereadores que estão afastados por terem supostamente cometido corrupção durante seus mandatos.
Internamente, há pressão para que os suplentes sejam convocados, mas isso só deve acontecer, segundo relatos, após 120 dias do afastamento.
Sucesso no 1º Halloween
Apesar de o Halloween ter acontecido há alguns dias, a vereadora de Vitória Karla Coser (PT) fez questão de compartilhar as fotos com seus seguidores. Ela e a filha, Maria Vitória, de apenas 3 meses, se fantasiaram de Família Addams. Karla de Mortícia, Maria Vitória de Wandinha.
Lançamento
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), estará hoje em Vitória para o lançamento de sua pré-candidatura à presidência da República.
Além disso, o Partido Novo local, liderado por Iuri Aguiar, fará o evento de lançamento da pré-candidatura do vereador Leonardo Monjardim (Novo) ao Senado.
Expectativa é de que o presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, também esteja no evento. Sigla de olho na fatia de votos da direita.
Evento digno de “final de campeonato” traz sinais
O governador Casagrande (PSB), acompanhado de Ricardo Ferraço (MDB), esteve no evento de formatura de mil novos soldados da Polícia Militar.
A cerimônia aconteceu no Estádio Kleber Andrade, com direito a show pirotécnico e discurso pulsante de Ricardo, que à frente do Programa Estado Presente, tem abraçado a bandeira da Segurança Pública. “A farda que vestem não é uniforme, mas símbolo de uma conquista”, disse o vice-governador.
Vai ser candidato?
Conversas no mercado político de que o comandante da Polícia Militar, Douglas Caus, pode ser candidato à Assembleia no ano que vem circulam há meses. Alguns deputados estaduais, inclusive, têm criticado os vídeos gravados pelo comandante, insinuando de que ele será mesmo candidato. Ainda em setembro, à coluna, ele negou a possibilidade.
Vai ser candidato II?
“Estou no cargo há cinco anos, meu compromisso é com Casagrande (PSB) até o dia em que ele me mantiver no comando. Sou candidato a ser um bom comandante, trabalhando pela sociedade. Não tem discussão eleitoral sendo feita comigo”.
Pé na estrada
O presidente da Câmara de Vila Velha, Osvaldo Maturano (PRD), esteve ontem em Ibatiba, na festa de aniversário da cidade. Ao lado dele, o deputado federal Victor Linhalis (Pode). Aliás, foi Maturano que coordenou a campanha de Linhalis, em 2022. As andanças estão a pleno vapor.