Casagrande aumenta sinais para Ricardo
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
A disputa interna envolvendo aliados do governador Renato Casagrande (PSB) para saber quem será, enfim, escolhido para representar o grupo nas eleições ao governo do Estado em 2026 tem afunilado cada vez mais nas últimas semanas.
Em João Neiva, na última sexta-feira, o governador se disse grato ao trabalho do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), e que é preciso seguir nessa mesma direção.
“Ricardo é um vice que me ajuda muito a governar. Ele poderá sim dar sequência, tem compromisso em dar continuidade ao trabalho que não se pode retroceder. Política é corrida de revezamento, alguém correndo pega o bastão, entrega para outra pessoa. Agora, se entregar esse bastão a alguém que queira fazer outro caminho e voltar atrás, desorganiza toda a equipe. Eu tenho que passar o bastão para quem vai nessa mesma direção, pois as pessoas confiam”, argumentou.
Anúncio em breve?
Segundo a coluna apurou, nos bastidores, o governador Casagrande já deve bater o martelo em prol de Ricardo Ferraço até a primeira quinzena de dezembro, possivelmente antes de iniciar as tradicionais entrevistas de fim de ano, quando costuma fazer balanço de sua gestão. Expectativa de que o anúncio aconteça por meio de coletiva de imprensa. A ver.
Possíveis caminhos
Apesar do cenário, a relação entre o governador e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho, continua de união, vide a parceria na COP-30 e agendas em Vila Velha. Há algumas semanas, a possibilidade de ele ser vice em uma chapa com Ricardo tem sido ventilada. Movimento que é apoiado por governistas que também querem protagonismo dentro do grupo nas eleições de 2026.
Até ingresso pra Lima...
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), esteve na “Corrida da Maior Torcida”, organizada por flamenguistas. Pegou o microfone e animou os presentes. Mexeu até com a emoção dos torcedores: “quem chegar em 1º vai ganhar passagem para Lima”, onde o Flamengo joga a final da Libertadores. Tirou gargalhadas dos atletas.
Em Vitória
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sérgio Luiz Kukina estará amanhã em Vitória para participar do seminário “O avanço do foro extrajudicial para o sistema de justiça e o papel normativo da Corregedoria Geral de Justiça: a cobrança no sistema de notas e registros”.
O evento vai reunir diversas autoridades e especialistas para discutir a atuação dos serviços extrajudiciais e seu impacto no sistema judiciário.
Senador visita hoje ex-presidente Bolsonaro
O senador Magno Malta (PL) visitará hoje o ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília. Esse encontro foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que definiu data e horário específicos para o encontro. Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde agosto, após condenação relacionada à tentativa de golpe de 2022.
Agenda marcada para acontecer entre 9 e 18h, conforme decisão do STF.
De casa nova
Secretário do Meio Ambiente de Vitória, Alexandre Ramalho agora tem novo partido. Ontem, foi oficialmente filiado ao Republicanos, ao lado de Erick Musso, Lorenzo Pazolini, Bruno Lorenzutti e Reginaldo Almeida.
Direita unida em Vitória
Os vereadores Davi Esmael (Rep) e Armandinho (PL) se manifestaram em desfavor do deputado Sergio Meneguelli (Rep). Esmael citou que “todo partido tem um filiado que envergonha”, e pediu para que o Republicanos aceitasse sua desfiliação; Armandinho afirmou que Meneguelli defendeu a prisão de Daniel Silveira e que não vai representar a direita em 2026.
De volta para minha terra
Vereador de Cariacica Jocemir da Enfermagem (Pode) apresentou projeto que tem chamado atenção. Ele institui o programa “De Volta Para Minha Terra”, iniciativa que busca oferecer apoio para que cidadãos que desejam retornar ao seu local de origem possam fazê-lo com segurança e acompanhamento adequado.