Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Capixaba tem reunião marcada com Bolsonaro

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia | 15/11/2025, 08:00 h | Atualizado em 14/11/2025, 19:22

Imagem ilustrativa da imagem Capixaba tem reunião marcada com Bolsonaro
Evair de Melo e Jair Bolsonaro |  Foto: Reprodução

Em janeiro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) manifestou apoio à ideia de o deputado federal Evair de Melo (PP) disputar uma das cadeiras ao Senado pelo Estado. Na época, o PL capixaba pensava em lançar o também deputado Gilvan da Federal (PL), mas os planos mudaram e o senador Magno Malta (PL) bateu martelo em prol de sua filha, Maguinha Malta (PL).

À coluna, Evair contou que tem acompanhado as pesquisas, e que está animado com a possibilidade de alçar voos mais altos. Disse que no próximo dia 28, com permissão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, vai participar de uma reunião com Bolsonaro. A partir dessa conversa, segundo afirmou, a decisão poderá ser tomada.

Quanto ao partido, não abre mão: se for disputar uma das vagas ao Senado, quer que seja pelo PP, comandado no Espírito Santo pelo deputado federal Josias Da Vitória.

Afinal, ficará com quem?

Com a afirmação de Evair de Melo, a pergunta que tem sido feita desde o começo do ano surge novamente: afinal, com quem a federação União-Progressista vai ficar? Da Vitória segue conversando com todos os lados, de Roberto Carneiro (Republicanos) a Renato Casagrande (PSB). Essa decisão partidária pode ser primordial para Evair disputar ou não o Senado pela sigla.

“União” do lado de lá...

Em mais um gesto de parceria, o presidente do União Brasil no Espírito Santo, Marcelo Santos, esteve ontem em Divino de São Lourenço, ao lado do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) e outros governistas, para assinatura de ordem de serviço de obras de pavimentação. Aproximação entre os dois tem sido cada vez mais notória nos últimos meses.

Ao som de Zé Geraldo

Imagem ilustrativa da imagem Capixaba tem reunião marcada com Bolsonaro
Helder Salomão |  Foto: Redes Sociais

Além de escritor, o deputado federal Helder Salomão (PT) também é amante da música. Costuma “arranhar” no violão, além de arriscar no canto.

Em reunião na Serra, pegou o instrumento musical e escolheu a canção “Meiga Senhorita”, gravada pelo cantor Zé Geraldo.

Protocolar

Dentre outras autoridades, o governador Renato Casagrande (PSB), o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), estiveram juntos durante a cerimônia de posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), Aldary Nunes Junior.

O clima entre eles, segundo presentes, foi protocolar, como tem sido quando eles se encontram em agendas.

PT promove reuniões hoje no Sul do Estado

Com olhos nas eleições, a direção estadual do PT promove hoje encontros no Sul do Estado. Em Cachoeiro de Itapemirim, a reunião será às 9 horas, e em Muniz Freire, começa às 15 horas.

O objetivo é dialogar com a militância e a sociedade “com foco na construção coletiva de um Espírito Santo mais inclusivo, justo e democrático”, disseram os partidários. João Coser, Helder Salomão, Jack Rocha, Fabiano Contarato e Karla Coser são presenças confirmadas.

Conselho de Segurança

Elias Azevedo foi o vencedor da eleição do Conselho de Segurança da Grande São Pedro. Foi apoiado pelos vereadores André Brandino (Pode) e Aloísio Varejão (PSB), além de pessoas relacionadas ao governo do Estado. Helredy Brandemburg, apoiado pelo grupo do prefeito Pazolini (Rep), ficou na suplência.

Conselho de Segurança II

Já em Jardim Camburi, quem venceu a eleição foi Sargento Carlos Caetano, apoiado pelo vereador Maurício Leite (PRD). O suplente será o Sargento Harley, que foi apoiado por Bruno Malias (PSB).

Disputa para suplência?

Mesmo não havendo confirmação de quem serão os candidatos a disputar o Senado no ano que vem, por incrível que pareça, já há quem esteja se colocando como opção para suplência.

Federal, não estadual

Secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, é candidato à Câmara Federal, e não à Assembleia.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: