Câmara da Serra x Prefeitura
A Câmara da Serra retomou as atividades dando trabalho para o prefeito Audifax Barcelos. Os vereadores aprovaram diversos requerimentos de informações sobre as ações que a prefeitura está tomando com relação à pandemia.
Entre outras coisas, querem saber se a entrega de cestas básicas está sendo feita por pré-candidatos apoiados pela prefeitura e de que celular partem as socilitações para os benefícios. Também querem um cronograma completo, até outubro (mês das eleições), sobre os serviços na cidade.
Alguns vereadores miraram, principalmente, nos dois ex-secretários, e agora subsecretários, Elcimara Rangel (Assistência Social) e Igor Elson (Serviços). Nos corredores da Câmara já há movimentações para a criação de uma CPI para investigar suposto uso eleitoral nas doações da prefeitura. Os requerimentos foram encaminhados ontem ao Executivo.
Cotados e visados
A subsecretária de Assistência Social Elcimara Rangel já chegou a ser cotada como o nome para suceder o prefeito Audifax Barcelos, antes da escolha do vereador Fábio Duarte. Ela se filiou ao PP e deve disputar uma vaga à Câmara. Já o subsecretário de Serviços, Igor Elson (Podemos), pode disputar vaga à Câmara ou formar chapa majoritária.
E a contribuição?
A Câmara de Vitória rejeitou ontem o projeto que reduziria em 30% o salário dos vereadores durante a pandemia do coronavírus. A justificativa foi de que o projeto era inconstitucional e com a intenção de jogar para a plateia, o que gerou debate acalorado. Por enquanto, o peso da crise econômica está muito mais na iniciativa privada que no setor público e político.
Pastel e caldo só em casa!
A Prefeitura de Vitória e os feirantes chegaram a um consenso para que as feiras retornem à capital a partir de hoje. Entre as novas regras está a de não permitir o consumo de pastel e caldo de cana na barraca e nem promover degustação. Mesa e cadeira para os clientes? Também nem pensar.
Equipe do Meio Ambiente é convocada
A Câmara de Vila Velha aprovou convocação do secretário de Meio Ambiente, José Vicente Pimentel; da subsecretária, Marjorye Boldrini; e da coordenadora de Licenciamento Ambiental, Giovana Martinelli, para a próxima sessão (27). O requerimento é do vereador Arnaldinho Borgo, que alegou ter pedido documentos sobre a demolição de quiosques e que foram negados.
Espírito Santo pode receber pacientes de fora?
O governo do Estado vai fazer uma compra em massa de leitos de enfermaria e UTI para o tratamento de Covid-19. O Estado tem 339 leitos e pode chegar a 600. Hoje, a ocupação hospitalar está em torno de 69,8% na UTI. Questionado pela coluna Plenário se o Espírito Santo poderia receber pacientes de outros estados, já que a situação capixaba é um pouco melhor que a de seus vizinhos, o governador Renato Casagrande disse que essa questão não foi debatida.
Galeria
Também são clientes
O deputado Marcos Garcia apresentou projeto que obriga os bancos a fornecerem todos os serviços bancários por aplicativo e internet banking a quem tem conta salário.
Fashion day
Os vereadores de Vitória mostraram bom gosto e estilo nas máscaras que usaram ontem durante a sessão.
Embromation day
Já a sessão da Câmara de Vitória, que foi presencial, foi improdutiva. Nada foi votado numa sessão que durou mais de quatro horas.
Já senta na janela
O vereador de Vitória Sandro Parrini entrou no DEM nos 45 do segundo tempo, mas já virou o líder da bancada democrata na Câmara.
Informação hospitalar
O deputado Sergio Vidigal apresentou projeto para que hospitais aprimorem o canal de comunicação com familiares de pacientes de Covid-19. Uma opção é por aplicativo.