Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Bolsonaro inclinado a poucos apoios

| 21/08/2020, 10:35 h | Atualizado em 21/08/2020, 10:49

O presidente Jair Bolsonaro já falou alguns “nãos” para quem o procurou pedindo apoio explícito para a campanha. E assim seguirá, até segunda ordem: se der apoio, daqueles com fotos e vídeos direcionados, será muito específico, para um ou outro candidato – de preferência no segundo turno.
No Estado, possíveis exceções podem ocorrer em colégios eleitorais mais expressivos, como na Grande Vitória. O ex-deputado Carlos Manato, ex-líder do PSL capixaba e próximo ao Presidente, confirma a movimentação: “Bolsonaro não quer gravar para ninguém. Está formando uma base aliada na Câmara Federal e não quer se indispor. Está bastante reticente com apoios. Serão poucos, quase nada”.

A aliados, o Presidente tem dito que “é hora de jogar para dentro” e não de “queimar cacife” com apoios de primeiro turno que podem não dar em nada – além de dor de cabeça.

Cola em mim
O movimento do Presidente, apurado pela coluna e confirmado por aliados de trânsito em Brasília, é como um banho de água fria para os pré-candidatos que achavam que beberiam da fonte bolsonarista com o eleitorado: a popularidade do capitão reformado avançou em agosto e atingiu 37% – em julho estava em 30%, segundo o Datafolha.

Complicou
Vai se afastando a possibilidade de o deputado Danilo Bahiense ter sua foto nas urnas em Vila Velha. Ele conseguiu aval do TRE-ES para deixar o PSL, mas tarde demais para se filiar novamente. O advogado eleitoral Marcelo Nunes explica: “Ele não se filiou até 4 de abril e não pode disputar. Não existe ação para retroagir. Só se ele disputar pelo PSL”.

Imagem ilustrativa da imagem Bolsonaro inclinado a poucos apoios
|  Foto: AT

Núpcias
A deputada federal Lauriete (PSC) deu entrada com um projeto para aperfeiçoar a lei que permite pessoas de baixa renda a não pagarem nada para casar no civil. Segundo ela, “cartórios estão se aproveitando de uma brecha para cobrar a taxa do juiz de paz, que pode chegar a R$ 100”.

Aqui não
E no PSL, não há clima para disputar a prefeitura. Danilo Bahiense soube por esta coluna que havia sido destronado do diretório do partido em Vila Velha.
Não à toa, o Tribunal Regional Eleitoral liberou sua desfiliação sem perda de mandato porque entendeu que ele sofreu grave discriminação no partido.
Bahiense não comentou sobre qual caminho vai trilhar daqui para frente – ele era grande aposta da ala bolsonarista na eleição.

MP-ES e a fake news de Anchieta
O promotor eleitoral Robson Cavalini requisitou à delegacia de Anchieta que seja instaurado um inquérito policial no caso da fake news contra o prefeito Fabrício Petri. O juiz Marcelo Mattar ordenou que seis homens, incluindo um vereador, apagassem mensagens em que diziam que Petri teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas – era mentira. Para o promotor, houve tentativa de influenciar a população para as eleições.

Quase
A Defensoria Pública Estadual está a um voto de conseguir uma vitória histórica no STF, caso a ministra Cármen Lúcia vote a favor do Habeas Corpus Coletivo 143.988/ES, que limita a lotação das unidades socioeducativas.

Cheio
O julgamento virtual acontece desde o último dia 14 de agosto e está previsto para terminar hoje. Caso o voto da ministra seja favorável, o STF vai decretar o fim da superlotação nas unidades socioeducativas e estabelecerá um novo limite – será de 100%, contra os atuais 119%.

Diga aí
O Movimento Vila Velha 500 anos, proposto por Arnaldinho Borgo, ultrapassou duas mil contribuições em 30 dias. Agora, especialistas em diversas áreas começam a analisar todas as sugestões enviadas — que vão desaguar no plano de governo dele pela Prefeitura de Vila Velha, marcado para ficar pronto no dia 26 de setembro.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: