Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Bolsonaro e eleições municipais

Coluna foi publicada no sábado (11)

Eduardo Maia | 13/11/2023, 10:28 h | Atualizado em 13/11/2023, 10:30

Imagem ilustrativa da imagem Bolsonaro e eleições municipais
Ex-presidente Jair Bolsonaro esteve na Assembleia Legislativa do Espírito Santo na sexta-feira |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu na sexta-feira (10) o título de cidadão espírito-santense e a Comenda Domingos Martins na Assembleia Legislativa. Durante o discurso, Bolsonaro criticou os prefeitos que “ficaram em cima do muro” nas eleições presidenciais de 2022 e que, por isso, os apoiadores dele precisavam saber quem era a “direita de verdade”.

Nesse momento, o deputado estadual Capitão Assumção (PL) foi apontado pelo ex-presidente. O deputado é pré-candidato pela sigla à Prefeitura de Vitória e tem usado a vinda de Bolsonaro ao Espírito Santo como uma forma de impulsionar o nome à disputa. No plenário, a fala de Bolsonaro sobre a “direita de verdade” foi encarada como uma indireta a prefeitos que decidiram não apoiar abertamente nem Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais de 2022.

Disputa 2026?

Nos últimos dias, o TSE decidiu condenar Bolsonaro à inelegibilidade pela terceira vez, mas ainda são possíveis recursos. Na saída do plenário, após discurso na Assembleia, Jair Bolsonaro foi perguntado se achava que conseguiria disputar as eleições de 2026, no entanto, o ex-presidente preferiu não responder ao questionamento da coluna.

Posse do desembargador

O desembargador Fábio Brasil Nery foi empossado no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES). O novo integrante da Corte foi conduzido ao Salão Pleno pelo desembargador Pedro Valls Feu Rosa, e pela desembargadora Débora Maria Ambos Corrêa da Silva. O evento contou com diversas autoridades do Judiciário e Executivo.

Valorizando o ativo

O governador Renato Casagrande (PSB) publicou um vídeo se arriscando na preparação de café, durante a 11ª Semana Internacional do Café, que está acontecendo em Minas Gerais. Casagrande fez questão de coar o café do Caparaó, que está sendo exposto no evento, além de ter brindado à bebida. “Viva o café capixaba”, disse o governador.

Olho no clima

O Espírito Santo foi sede do evento nacional “Governança Climática e Financiamento Climático”. O encontro reuniu mais de 15 chefes dos Executivos estaduais em torno do tema. O governador Renato Casagrande (PSB), que preside o Consórcio Brasil Verde, foi o anfitrião.

Durante o discurso, ele defendeu a adoção de medidas concretas que promovam a sustentabilidade ambiental e enfrentem os desafios das mudanças climáticas.

Nova faixa salarial na Assembleia Legislativa

A Assembleia aprovou um PL que renomeia cargos de gabinetes e que cria nova faixa salarial. O texto cria os cargos de técnico júnior de gabinete de representação e de técnico sênior de gabinete de representação. As remunerações serão de R$ 3.500 e R$ 5.500. No entanto, o presidente Marcelo Santos (Podemos) garantiu que a mudança não gera despesa e atende a pedidos de colegas “diante da distância que tem de um assessor para outro”.


Galeria

Aprovado

O Senado aprovou a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros dos estados. Relatado pelo senador capixaba Fabiano Contarato (PT), o texto tem o objetivo de estabelecer princípios, diretrizes, competências, direitos, deveres e vedações às carreiras. O projeto segue agora para sanção presidencial.

Novo secretário

O governador Renato Casagrande (PSB) confirmou que a pasta de Turismo terá um novo secretário. O atual comandante da secretaria, Weverson Meireles (PDT), dará lugar ao jornalista Philipe Lemos (PDT).

Não desistiu

Apesar de o nome do empresário Thiago Oliveira (PL) ter ganhado força internamente no partido para disputar à Prefeitura de Vila Velha em 2024, o vereador Devacir Rabello continua no páreo. “Eu sou a cara do partido na cidade”, disse.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: