Baluartes a favor de encontro
O encontro dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) continua provocando reações das mais diversas. Petista e tucano históricos do Espírito Santo, o ex-deputado estadual Perly Cipriano e o ex-senador Ricardo Santos, classificaram como positivo o gesto dos também históricos adversários políticos.
“Foi importante para a democracia, um gesto bonito de pessoas tentando mantê-la no Brasil. Não formaliza aliança, são partidos diferentes, com ideias diferentes, mas que não querem o autoritarismo. Uma mostra de civilidade”, disse Perly.
“Vejo como tentativa de se lançar algumas pontes, de buscar um consenso no País. Alguns criticam que o FHC fez um movimento forte em direção ao Lula, mas ele está nesse momento lançando um alerta ao Brasil na busca de uma candidatura de centro para unir o País novamente”, disse Santos.
Percepção do eleitor
Para analisar o encontro, a conjuntura política nacional e estadual, além de planejar ações do Instituto Teotônio Vilela, o tucanato capixaba se reuniu, ontem, em Vitória.
A especialista em Marketing Eleitoral e Comunicação Bete Rodrigues foi uma das palestrantes e abordou a percepção do eleitor diante dos fatos políticos da última semana.
Ausência sentida
Participaram do evento do Instituto do PSDB nomes como do ex-prefeito de Vila Velha Max Filho, do ex-vice-governador César Colnago, e dos deputados estaduais Vandinho, Emílio Mameri e Marcos Mansur.
A falta sentida foi a do ex-prefeito Luiz Paulo, que já foi presidente do Instituto e disse à coluna estar prestando consultoria em Linhares.
Homenagem
O Senado realizará, nesta segunda, às 15 horas, uma sessão especial para homenagear os profissionais da Enfermagem.
No 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, o senador capixaba Fabiano Contarato (Rede) apresentou um requerimento pedindo a homenagem e foi aprovado pelos demais senadores em Plenário.
Contarato também é autor de projeto que estabelece piso de R$ 7.315 para enfermeiros.
O Brancão e a Águia decidem hoje o Campeonato Capixaba. Mas engana-se quem pensou em Rio Branco e Vitória na final, tão constante no passado. Se enfrentam Rio Branco de Venda Nova e Real Noroeste, que apesar dos apelidos parecidos, possuem de diferente o apoio político no interior.
Omissão quanto a trabalho análogo a de escravos
O Ministério Público do Estado notificou o prefeito de Vila Valério, Davi Pires Ramos (PP) para que exonere imediatamente a secretária de Saúde, Cazuza Zorzanelli, por suposta conivência e omissão com as condições de moradia e trabalho de 77 trabalhadores em situação, que o órgão entendeu, como análoga à de escravos em fazenda de seu marido. A coluna entrou em contato com a prefeitura para ouvir prefeito e secretária, mas não obteve resposta.
GALERIA
Games em projeto de lei
Regulamentar os esportes eletrônicos (e-sports), é o objetivo de um Projeto de Lei na Assembleia. O autor, deputado Emílio Mameri (PSDB), quer fomentar entre os jovens a Tecnologia da Informação (TI).
Trânsito e pandemia
A restrição na circulação de pessoas e veículos durante a pandemia não diminuiu o número de acidentes e vítimas na Grande Vitória. Dados do Batalhão de Trânsito demonstram aumento nestes números de 2019 para 2020 e em 2021 a tendência é de que também aumente.
Maio Amarelo
De janeiro a abril foram registrados 4.169 acidentes e 18 mortes. Para conscientizar a população acontece a campanha Maio Amarelo, que remete ao sinal amarelo de atenção.
Rotina desgastante
A rotina desgastante de médicos intensivistas na pandemia foi tema na sexta-feira de discussão na Comissão de Saúde da Assembleia.