Aumento de vereadores hoje
Artigo publicado na edição desta terça-feira (18), do jornal A Tribuna
A Câmara de Vitória poderá retomar hoje o segundo turno do polêmico projeto que aumenta de 15 para 21 a quantidade de vereadores para a legislatura que se iniciará em 2025. A proposta foi aprovada em primeiro turno no último dia 5, por dez votos favoráveis dos parlamentares contra apenas cinco, justamente os dois terços que eram necessários. Para a matéria passar será preciso que o mesmo placar seja repetido.
“O projeto pode ser pautado a qualquer momento a partir de agora. São dez dias corridos de intervalo entre um turno e outro”, afirmou uma fonte de dentro do Legislativo, que preferiu o anonimato e ainda disse mais: “A votação será favorável ao aumento. Todos repetirão seus votos”, garantiu.
O presidente da Câmara, Leandro Piquet (Republicanos) e sua assessoria de imprensa foram procurados para confirmar se a matéria será pautada hoje, mas não retornaram.
Acréscimo nos salários
Outro projeto que estaria na “boca da caçapa” para ser votado na Câmara de Vitória, segundo outra fonte do Legislativo municipal, é o aumento dos salários dos vereadores em quase 100%. Se aprovado, os parlamentares a partir de 2025 poderão receber R$ 17.681,99. Hoje cada um dos 15 vereadores da capital embolsam mensalmente R$ 8.966,26.
Novo cangaço
A modalidade de crime conhecida como novo cangaço será tema da Comissão de Segurança, hoje, às 10 horas. Registrada em todo Brasil ela também ocorreu ano passado em Santa Leopoldina, onde bandidos arrombaram três bancos usando explosivos. O colegiado é presidido pelo delegado aposentado e deputado estadual Danilo Bahiense (PL).
Caramba!
O Estado poderá ganhar nova unidade de conservação do tipo Área de Proteção Ambiental (APA). Trata-se da APA do Caramba, que envolve as pedras do Caramba, do Índio e da Santa Teresa, situadas em Cachoeiro e Atílio Vivácqua. O projeto é de autoria do deputado Theodorico Ferraço (PP)
Patrimônio
Quem também se reúne hoje, às 9 horas, é a Comissão de Cultura da Assembleia, que receberá o secretário de Cultura do Estado, Fabrício Noronha.
O convidado irá discutir ao lado do historiador e diretor escolar Wallace Bonicenha, a realidade dos patrimônios históricos do Centro de Vitória.
As comissões de Saúde; de Direitos Humanos; Justiça; e Ciência e Tecnologia também tem reuniões marcadas para hoje pela manhã.
Leia mais
Prazo para defesa de vereador se manifestar
A defesa do vereador afastado Armandinho Fontoura tem até o dia 27 para apresentar defesa no processo de cassação que responderá na Corregedoria da Câmara de Vitória. Armandinho está preso desde 15 de dezembro por determinação do STF e os argumentos para abertura do procedimento na Câmara é de que ele supostamente caluniou, injuriou e difamou pessoas, membros do Judiciário e do Ministério Público para fragilizar a confiabilidade da Justiça.
galeria
Pessoas com deficiência
No quinta, a Comissão de Acessibilidade da Câmara de Vitória, receberá a Secretária de Educação, Juliana Rohsner, para apresentar e discutir as ações da pasta ligadas à atenção com as pessoas com deficiência nas escolas da cidade.
Finanças
Em cumprimento à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) o presidente do Bandes, Marcelo Saintive, prestará contas sobre o cumprimento das metas da instituição financeira, no dia 24, na Comissão de Finanças da Assembleia.
Viaduto de Carapina
No final de semana, o governo iniciou a concretagem das vigas do novo viaduto de Carapina, etapa final das obras de implantação do Complexo Viário do local. O governador Renato Casagrande (PSB), esteve no canteiro de obras para acompanhar o início dessa fase das obras. A previsão é que o Complexo Viário de Carapina seja concluído até o fim do mês de junho.