Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Até oposição no evento de Ricardo Ferraço?

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia | 20/11/2025, 08:00 h | Atualizado em 19/11/2025, 18:44

Imagem ilustrativa da imagem Até oposição no evento de Ricardo Ferraço?
Euclério Sampaio, Ricardo Ferraço, Shymenne de Castro e Danilo Bahiense |  Foto: Redes Sociais

Mais uma edição do “Vamos Nessa” em Cariacica aconteceu na última terça-feira. Esses encontros têm sido promovidos pelo prefeito Euclério Sampaio (MDB) em prol do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), com olhos em 2026.

Chamou atenção de quem esteve lá, no entanto, a presença do deputado estadual Delegado Danilo Bahiense (PL), que posou para foto com Ricardo e com Euclério. Segundo governistas consultados pela coluna, o relacionamento entre Bahiense e Ricardo é bom, e ele é amigo pessoal de Euclério.

“Temos que dar honra a quem tem honra. Euclério foi policial, é meu amigo, e meu mandato é presente em Cariacica. Também tenho boa relação com Ricardo, com Casagrande (PSB), com Theodorico Ferraço (PP). Quanto a apoio, eu estou em um partido que ainda não sabemos qual será a definição. Estive lá discutindo benefícios, nada de eleição”, afirmou Bahiense.

Presença não agradou

Sob sigilo, lideranças do PL consultadas pela coluna, porém, não aprovaram a visita de Bahiense ao evento, mesmo com o deputado justificando que a ida não teve cunho eleitoral. Citaram, por exemplo, um ofício assinado pelo presidente nacional, Valdemar Costa Neto, que proíbe seus integrantes de agirem de forma isolada em projetos políticos.

PT aprovou as contas

Os vereadores de Vitória aprovaram ontem as contas do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) referentes aos anos de 2022 e 2023.

Chamou atenção que até mesmo os vereadores do PT Professor Jocelino e Raniery Ferreira foram a favor. Dos parlamentares, somente Pedro Trés (PSB) e Ana Paula Rocha (Psol) se manifestaram contrários.

No preparo para “maratona”

Imagem ilustrativa da imagem Até oposição no evento de Ricardo Ferraço?
Gilson Daniel |  Foto: Redes Sociais

Deputado federal Gilson Daniel (Podemos) está se preparando para a “maratona” do processo eleitoral de 2026, que envolve reeleição e montagem de chapas da sigla.

Publicou vídeo na academia fazendo abdominais, e brincou: “Ainda não deu doze?”, indagando a quantidade de repetições.

Acelerando

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), promoveu mais uma edição do “Bora Dialogar”, desta vez em Guarapari. Cerca de 400 pessoas estiveram no local, dentre lideranças do município e estaduais.

Marcelo tem ampliado sua influência política, de olho em uma das vagas à Câmara Federal. Zé Preto (PP), Aylton Dadalto (Rep), Tainá Coutinho (PRD) e Marcelão (PRD) foram alguns dos presentes.

Do Val pede convocação de rapper em CPI

Senador Marcos do Val (Pode) protocolou, na CPI do Crime Organizado, requerimento para convocação do rapper Oruam. A iniciativa ocorre em razão de conteúdos e comportamentos que, segundo ele, contribuem para a glamurização da criminalidade e influenciam negativamente sobretudo jovens em situação de vulnerabilidade.

O parlamentar reforça que a CPI tem papel de propor medidas que reduzam o impacto desse tipo de influência no cenário nacional.

Produção de troféus

A presidente da OAB-ES, Érica Neves, firmou parceria inédita com a Secretaria da Justiça para que troféus e lembranças institucionais da Ordem passem a ser produzidos por internos da Penitenciária de Vila Velha 3.

A iniciativa surgiu após uma visita ao Complexo de Xuri, onde Érica conheceu a Marcenaria Jequitibá, projeto de ressocialização que já capacitou cerca de 300 detentos desde 2017.

Continua à procura

Ex-prefeito de Anchieta Fabrício Petri (PSB), pré-candidato à Ales, segue buscando novo partido. Esteve no evento “Bora Dialogar”, de Marcelo Santos, mas nos bastidores, é improvável que se filie à federação UP.

Novo líder escolhido

Vereador de Afonso Cláudio Marronzinho (União), que até então atuava de forma independente, assumiu a liderança do governo na Casa. “Prefeito faz bom trabalho. Não podemos fazer oposição por fazer. Quem age assim, hoje, está contra o município”, afirmou o parlamentar.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: