Apoio a Arthur Lira no Estado
Os deputados federais reeleitos Da Vitória (PP), Amaro Neto e Messias Donato, apoiarão o atual presidente da Câmara, Arthur Lira
Os deputados federais reeleitos Da Vitória (PP), Amaro Neto e Messias Donato - ambos do Republicanos - apoiarão o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a continuar no cargo a partir de fevereiro, quando ocorre a eleição da Casa.
Coordenador da bancada federal capixaba e correligionário de Lira, Da Vitória foi o primeiro do Estado a defender a reeleição. “Sob a liderança do presidente Lira a Câmara foi protagonista na conquista de avanços em legislações de liberdade econômica, geração de emprego e de garantia social. Não podemos deixar retroceder”, disse.
Amaro Neto, por sua vez, disse: “Nosso apoio será ao Lira, conforme decisão unânime da bancada do Republicanos. Ele reúne as condições para garantir a estabilidade da Casa”.
E Messias Donato completou: “Ele tem capacidade de articulação entre as diversas correntes políticas”.
Aguardará o PT
Reeleito com a maior votação para a Câmara este ano, Helder Salomão (PT) contou que aguardará o partido. “Vou apoiar o candidato que for indicado pelo nosso partido e isso ainda não está definido”. Do PP, mesma sigla de Lira, Evair de Melo disse através da assessoria que não se pronunciará por enquanto. Do PSB do governador, Foletto não definiu.
Não retornaram
A coluna tentou contato com os outros quatro deputados que formarão a bancada capixaba ano que vem em Brasília para saber sobre quem apoiarão na eleição da Câmara, mas não obteve retorno.
São eles: Gilson Daniel (Podemos), Gilvan da Federal (PL), Jackeline Rocha (PT) e Victor Linhalis (Podemos).
Judiciário
Projeto de iniciativa do TJ-ES foi aprovado ontem na Assembleia criando cinco cargos comissionados e instituindo a Unidade de Coordenação de Programas para gestão do Programa de Modernização do Poder Judiciário (Promojues). A Corte ressaltou que o projeto também veda o provimento de nove cargos de assessor judiciário enquanto a Promojues estiver vigente, a fim de que haja compensação e não aumento de despesa com pessoal.
VAR da sessão
O deputado Erick Musso reforçou ontem que na terça haverá duas sessões na Assembleia por causa do jogo do Brasil, segunda. Mas teve colega que pediu o VAR da fala para saber se uma delas seria híbrida, quando não se exige presença física. Acabou confirmado que terá mesmo que ir de manhã e de tarde.
Acesso igualitário de homens e mulheres
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) publicou, no Diário Oficial do Estado de ontem, uma portaria oficializando a adoção de medidas destinadas à implementação da política de equidade de gênero no âmbito da instituição.
A portaria atende a uma recomendação da ONU e prevê a acessibilidade igualitária entre homens e mulheres aos cargos e funções exercidas de modo estratégico na instituição, inclusive , de chefias na PGE.