Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Afinal, quem é o adversário?

Coluna foi publicada nesta terça-feira (23)

Eduardo Maia | 23/04/2024, 10:34 10:34 h | Atualizado em 23/04/2024, 10:34

Imagem ilustrativa da imagem Afinal, quem é o adversário?
Interlocutores afirmam que, nos bastidores, a intenção de candidatos de centro, como Tyago Hoffmann, Luiz Paulo, Fabrício Gandini e Sergio Majeski , seria derrotar João Coser para ter a chance de disputar segundo turno contra Lorenzo Pazolini |  Foto: Divulgação/Partido dos Trabalhadores

As eleições de outubro estão cada vez mais perto e, aos poucos, vão surgindo os cenários em cada município. Em Vitória, por exemplo, interlocutores dos pré-candidatos que estão no páreo têm comentado quem são os principais adversários.

Apesar de quem tem a máquina na mão ser quase sempre o alvo a ser batido por quem quer conquistar espaço no Executivo, nos bastidores, a estratégia de candidatos mais ao centro, como Tyago Hoffmann (PSB), Luiz Paulo (PSDB), Fabrício Gandini (PSD) e Sergio Majeski (PDT) — ao menos inicialmente —, não seria derrotar o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e sim, na verdade, o deputado João Coser (PT).

Isso porque a intenção seria disputar o 2º turno com Pazolini. Portanto, o ideal, seria, para esses candidatos, desbancar Coser, que é considerado, ideologicamente, um dos principais adversários do prefeito de Vitória.

Articulações continuam

Hoffmann se encontrou nesta segunda-feira (22) com o também pré-candidato à Prefeitura de Vitória, Luiz Paulo (PSDB). Junto deles, esteve o deputado Vandinho Leite, presidente do PSDB no Estado. A foto indica, nos bastidores, que a figura de Luiz Paulo tem sido trabalhada como prioritária para o projeto envolvendo o próprio, além de Hoffmann e Gandini.

Chancelando apoio

Nos últimos dias, a estratégia do prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT) e de seu sucessor no pleito deste ano, Weverson Meireles (PDT) é de deixar a imagem dos dois cada vez mais próxima. Por isso, inclusive, os dois têm aumentado a frequência de vídeos em que aparecem juntos, reforçando ainda mais o apoio de Vidigal ao ex-presidente do PDT.

Descobrimento polarizado

Políticos capixabas postaramnesta segunda-feira (22) homenagens a data que registra o Descobrimento do Brasil. Apesar disso, outros parlamentares fizeram questão de discordar sobre as homenagens, chamando o 22 de abril de 1500 de invasão portuguesa. “Tem polarização até sobre o Descobrimento!”, disse um vereador.

Afastamento

Como publicado por Plenário, a maior prioridade do presidente do PL, Magno Malta, nas municipais deste ano deve ser a eleição de coronel Alexandre Ramalho em Vila Velha.

Na cidade canela-verde, Neucimar Fraga (PP), ex-prefeito, também é pré-candidato à prefeitura neste ano. A manobra de Malta, segundo interlocutores, demonstra que a relação entre ele e Neucimar, outrora carne e unha, está cada vez mais distante.

Encontro gera insatisfação dentro do PL

Encontro entre Arnaldinho Borgo (Podemos) e Gilvan da Federal (PL) gerou insatisfação dentro do PL, segundo pessoas próximas a Magno Malta (PL). Gilvan é ferrenho apoiador de Ramalho. Políticos do partido, inclusive o próprio coronel, não teriam digerido bem o encontro. “Filiou Ramalho e apareceu com Arnaldinho. Insatisfação total”, disse uma fonte. Para o prefeito, nos bastidores, a dobradinha foi positiva. “Demonstrou que dialoga com todos”, disse um interlocutor.


Galeria

Novo secretário

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli (Republicanos) anunciou novo secretário de Esporte e Lazer do município. É o ex-jogador capixaba Fabiano Eller, campeão mundial de 2006 pelo Internacional (RS) e tricampeão da libertadores por Vasco (1998) e Internacional (2006 e 2010).

Apoio garantido

O PMB realizou encontro em Vila Velha com os pré-candidatos à Câmara. O partido já confirmou que vai compor com Arnaldinho Borgo (Podemos).

Junto de Bolsonaro

Políticos da direita capixaba estiveram na manifestação em Copacabana (RJ), convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Alguns exemplos foram Alexandre Ramalho (PL) e Neucimar Fraga (PP).

40 anos de diretas já

Haverá hoje sessão solene na Câmara de Vitória para homenagear os 40 anos do movimento “Diretas Já”, que pediu a retomada das eleições diretas no País. A proposição foi iniciativa de André Moreira (Psol).

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: