Aberta a temporada de visitas
Se em 2021, presidenciáveis já andavam dando o ar da graça no Estado, a partir do próximo mês deve-se intensificar a vinda deles, como a dos grandes caciques nacionais dos partidos.
Pousarão aqui em busca do apoio dos capixabas e também para lançarem as candidaturas locais dos correligionários.
Conforme Plenário adiantou, o ex-juiz Sergio Moro desembarcará no Estado no mês que vem. Segundo o presidente do Podemos-ES, Gilson Daniel, nos dias 11 e 12.
Em março haverá a filiação no PP do deputado federal Da Vitória (Cidadania) e dos estaduais Raquel Lessa (Pros) e Marcos Madureira (Patriota), conforme a coluna mostrou ontem.
Para o evento do partido estão previstas as vindas do presidente nacional da sigla e ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, Ciro Nogueira, além do presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira.
Para o alto e Avante
O partido Avante, também com a presença de seu alto escalão nacional, realizará encontro estadual no dia 12 de março.
Estão confirmadas as presenças do presidente do partido, o deputado federal Luis Tibé; do presidenciável e deputado federal André Janones; e da presidente nacional do Mulher Avante, Carol Canabrava.
Estado de calamidade
Os deputados estaduais deverão votar, amanhã, em sessão extraordinária, outros projetos de decretos legislativos reconhecendo o estado de calamidade pública nas cidades de Guaçuí, Alegre, Ibatiba, Castelo e Afonso Cláudio, que sofreram impactos de fortes chuvas. Na quarta passada os parlamentares decretaram calamidade em São José do Calçado.
Capitão Caverna
Decreto de Jair Bolsonaro (PL) que trata da exploração de áreas intocadas em cavernas tem sido alvo de críticas de ambientalistas, que consideram um retrocesso. Tem até quem já chame o presidente, que já era “Capitão” em “Capitão Caverna” por esse e outros episódios considerados retrógrados.
No parto
O tema violência obstétrica, que recentemente ganhou maior atenção nos noticiários com o caso da influenciadora digital Shantal Verdelho, não é de hoje. Segundo o ex-deputado estadual, Sandro Locutor (Solidariedade), em 2017, ele apresentou proposta na Assembleia sobre o assunto. “Tramitou em várias comissões, mas acabou a legislatura e não foi votado. Já me preocupava com a questão pela quantidade de demandas que me chegavam".
Escola Cívico-Militar para São Gabriel da Palha
O município de São Gabriel da Palha será contemplado com uma Escola Cívico-Militar este ano. O modelo é uma das bandeiras do governo de Bolsonaro e a implantação dele na cidade teria sido fruto de articulação da senadora Rose de Freitas (MDB) com a deputada Raquel Lessa (Pros).
O conceito didático, pedagógico e administrativo destas escolas conta com a participação do corpo docente civil com o apoio dos militares.
Criação de comenda
Projeto da deputada Janete de Sá (PMN) pretende criar uma comenda para homenagear o “Associativismo Empresarial”, espécie de modelo de colaboração entre empresários com interesses em comum como a busca por menores custos.
Sexo biológico
Projeto que define o sexo biológico como critério para o uso de sanitários de instituições públicas, privadas e estabelecimentos comerciais é promessa de polêmica na Assembleia. De autoria de Capitão Assumção (Patriota), a matéria foi protocolada e deverá ser analisada pelos deputados estaduais no retorno do recesso parlamentar, em fevereiro. O deputado defende que a proposta tem como objetivo garantir a segurança e a privacidade das pessoas.
16 de janeiro de 1945
Neste dia, Adolf Hitler entrou em seu complexo subterrâneo de salas na cidade de Berlim, na Alemanha, onde passaria as últimas semanas do nazismo e se suicidaria.