Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAPO DE FAMÍLIA

Uma pessoa melhor em 2022

Jornal A Tribuna | 01/01/2022, 12:45 h | Atualizado em 01/01/2022, 12:46
Papo de Família, por Cláudio Miranda

Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico


O ano novo pode ser visto como um ano qualquer ou um ano de possibilidades e realizações. A virada de ano é um momento especial e mágico para muita gente. Nossos desejos parecem ser mais poderosos. O Ano Novo é uma possibilidade de reescrever sua história. 

O encerramento de um ciclo e o início de outro nos faz pensar em tudo que aconteceu, as perdas e os ganhos do ano que se passou.

Comemore tudo de positivo que você conseguiu e veja as experiências negativas vivenciadas como um aprendizado. Os desafios que chegam a você te tornam uma pessoa mais forte. Esse crescimento interior somente acontecerá quando não tivermos vergonha de sermos imperfeitos.

Quando nós aceitamos que, no caminho do acerto, poderão acontecer vários erros, então teremos crescido interiormente.

Aceitar a sua falibilidade humana é o primeiro sinal da sua evolução pessoal. O segundo sinal é não desistir de tentar de novo e de fazer outra vez. Nisso está a essência da nossa felicidade e do nosso sucesso real, saber lidar com sonhos e frustrações.

Traçar metas sempre é muito bom depois de um ciclo de trabalho e esforço. Na virada do Ano Novo, os pedidos e desejos podem ser renovados e novos caminhos traçados naquilo que você quer realizar no campo profissional, familiar, afetivo, relacional, financeiro e investimentos.

Não sofra com suas perdas e nem se sinta culpado de nada. O que você não conseguiu, pode ser deixado de lado ou ser recolocado numa lista para o novo ano que se inicia. 

A cada ciclo, podemos fazer uma avaliação e planejar uma nova temporada de ações que vão melhorar a nossa vida em todos os aspectos que desejemos conquistar. Nesses momentos, tenha por perto pessoas significativas para você, pessoas que te inspirem confiança e coragem. 

Os amigos e familiares são ótimas companhias nessas horas de comemorações e decisões.

Nesse momento, fazemos muitos pedidos que, supostamente, nos trarão felicidade e alegria. O que você pediria em mais esse ano? É muito grande a sua lista? O que te falta verdadeiramente? Você ainda pede dinheiro, fama e poder? Jura que é isso que te fará feliz? Nesse novo ano, está nos seus planos ser uma pessoa melhor?

Imagine que o “Deustino” te atenderá três pedidos. Tenho uma sugestão para você:

1º – Aqui você pode pedir para afastar seus obstáculos e preocupações.

2º – No segundo,   peça força para suportar os problemas que ainda não podem ser resolvidos, porque assim é a vida. Nossa capacidade em lidar com as dificuldades da vida é muito ruim. 

Estamos sempre reagindo a tudo e reclamando.  

3º – Peça o que você quiser no terceiro. Algo que será importante e duradouro.

O Ano Novo, na verdade, é você repaginado e renovado. É preciso termos sabedoria ao acessar a roda da vida e pedir algo que seja transformador e verdadeiro. Nossa realização pessoal é muito mais que uma conta corrente, um determinado endereço, um currículo, fama e poder.

Eu desejo a você um bom Ano Novo e que seus desejos te façam uma pessoa melhor.

Feliz Ano Novo!

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Papo de Família, por Cláudio Miranda

Papo de Família, por Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

ACESSAR Mais sobre o autor
Papo de Família, por Cláudio Miranda

Papo de Família,por Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

Papo de Família, por Cláudio Miranda

Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

Papo de Família