Seus problemas são o tempo que você pensa neles
Como aliviar o peso mental e encontrar leveza ao lidar com os problemas do dia a dia
Ninguém quer ter problemas, mas eles surgem em nossas vidas das mais variadas formas. Às vezes, eles são tão frequentes que, quando a pessoa está bem, ela tem medo de comemorar, e eles reaparecem.
O estresse e as preocupações da vida são como um peso que você está segurando. Quanto mais tempo você o segura, mais pesado ele vai ficando, porque sua musculatura vai se cansando.
Do mesmo modo acontece com os problemas. Se você pensar nele, eventualmente não haverá problemas. Mas se você pensar nele o tempo todo, você começará a sentir-se irritado, desconfortável e preocupado.
Terá a sensação de que tudo é muito difícil de se resolver. Então perceberá que pensar em outras coisas e desempenhar outras tarefas pode ser uma estratégia saudável de lidar com algo que te incomoda.
Não é sobre o tamanho do seu problema, mas o tempo que você passa alimentando seus pensamentos que capturam a sua atenção. Há algo acontecendo em sua vida que não pode resolver por agora? Pare de pensar nele por um tempo. Depois você volta a se ocupar dele e perceberá que novas ideias irão surgir. Diminua o fluxo de pensamento no problema e perceberá o quanto ele perde a força.
Uma boa forma de diminuir a intensidade dos pensamentos é meditando. A meditação te ajudará a entrar num estado de consciência em que você não fica mais refém dos seus problemas. Meditar te fará desconectar daquilo que te incomoda, diminuindo cada vez mais a intensidade de atenção que dá a ele.
Não é o peso que você carrega que conta, e sim o tempo que você passa segurando. Um longo tempo faz com que o peso aumente pelo cansaço físico. É assim que uma preocupação breve pode ser leve, mas quando ela fica, se repete e se acumula, ela começa a pesar demais. Ela se transforma em dor, em cansaço, em bloqueio. E o que antes parecia suportável se torna insustentável.
A terapia é uma ferramenta ideal para você conseguir lidar com qualquer peso que carrega. Lá é lugar onde você tem a liberdade de se expor e de se mostrar verdadeiramente.
É um espaço onde você aprende a olhar para dentro de si e se libertar de amarras e sombras que turvam a sua vida. Você descobre um outro tempo de respiração e percebe que é possível mudar.
Muitas das tensões e pressões que vivemos é porque desenvolvemos o mau hábito de reagir a tudo. Situações muito simples nós tornamos um campo de batalha, uma luta. Com qualquer faísca, fazemos uma fogueira. Assim, passamos a viver num eterno “cabo de guerra”.
O tamanho do problema não define seu sofrimento. O tempo que você o alimenta com seus pensamentos, sim. É preciso desenvolver a consciência de que é possível viver com leveza e soltar a corda que tensiona a sua vida. Isso nos proporcionará mais consciência e maior acolhimento.
A sua cura não virá dos ataques que faz para sua defesa e nem da força que empenha nas suas batalhas diárias, mas sim da coragem de não brigar e de não confrontar desnecessariamente.
É preciso desenvolver a consciência de que é possível viver com leveza sem tensionar a vida. A revolução está na não ação. Sua cura não virá da força bruta ou da defesa constante.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



