Preparativos para o Natal
Na decoração da casa, envolva as crianças e aos poucos vá falando do significado do Natal. Fale mais de Jesus e menos do Papai Noel
Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico
O Natal é uma das épocas mais lindas do ano e é comemorado no mundo todo. As cidades ficam iluminadas com luzes coloridas em várias avenidas e praças. Muitas famílias decoram suas casas com árvores de Natal, guirlandas e pisca-pisca. Você tem também o hábito de enfeitar a sua casa?
Quando vai se aproximando essa data, nossos corações se enchem de alegria. Árvores de Natal, guirlandas, presépio, presentes, comidas gostosas, velas e outros tantos enfeites para se comemorar o nascimento do Menino Jesus e a mensagem de perdão e de esperança que Ele trouxe para todos nós, para a humanidade.
A energia no ambiente da casa, do trabalho e da cidade muda. Nós expressamos mais alegria e contentamento e vibramos numa faixa de pensamento mais harmoniosa que o de costume.
Quais são as memórias que você tem do Natal no seu tempo de criança? Que sentimento você tem nessa época do ano?
Teve algum Natal que marcou você? Se lembra de um presente inesquecível? Algum parente de longe vem pra comemorar o Natal com sua família?
Neste Natal experimente não focar demasiado nos presentes e na figura do Papai Noel. Programe uma breve celebração familiar.
Basta escolher uma mensagem bonita e depois fazer uma oração de agradecimento pelo momento do encontro. Será lindo, mesmo que não tenham o hábito de fazer isso.
É muito importante ter esse momento de agradecer a mensagem de paz que o cristo deixou para nós. Alguns poderão achar careta ou sem graça.
Isso é um problema da pessoa, não seu. Se não tiver isso, será como você ir ao aniversário de alguém e não dar os parabéns e um presente para o aniversariante.
Na decoração da casa, envolva as crianças e aos poucos vá falando do significado do Natal. Fale mais de Jesus e menos do Papai Noel.
Não tem problema usar essa alegoria natalina, mas o nascimento do Menino Jesus é que norteia as vibrações dessa época.
Crie em você e nos seus filhos o hábito de escrever um cartão de Natal. Separe na casa um momento para fazer isso.
Pode ser um cartão comprado ou feito por você. Qualquer pedaço de papel vale. A mensagem que será escrita nele é que será mais importante.
As pessoas precisam receber palavras abençoadoras e dignificantes. E nós precisamos desenvolver nossa capacidade de dizer coisas boas e positivas aos outros.
Se você estiver sem ideia do que escrever, experimente dizer no seu cartão:
1. Te desejo um Natal de muita paz e alegria”.
2. “Que nesse Natal todos os seus desejos se realizem”
3. “Desejo um feliz Natal para você”
4. “Nesse Natal vou pedir ao Menino Jesus que abençoe a você e à sua família”.
À medida que você for adquirindo esse hábito, verá que a sua vida e as pessoas com quem convive irão melhorando também.
Falar de aspectos mais positivos transformará nosso campo energético em uma bolha de bons pensamentos.
Com o tempo, a energia da casa se tornará mais positiva e viverão mais harmonicamente.
Então é Natal...! Desejo desde já que você comece a redesenhar a forma como você festeja esse momento.
Que o seu Ano Novo já seja definido aqui sob as bênçãos da grandiosa mensagem do Cristo. Desde já, Feliz Natal!
Cláudio Miranda é terapeuta individual e familiar, psicopedagogo clínico, pós-graduado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
SUGERIMOS PARA VOCÊ: