Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

Pessoas oportunistas e aproveitadoras

Cada pessoa tem um tipo de busca, interesse e objetivo na vida

larissa maestri | 06/08/2022, 11:51 11:51 h | Atualizado em 06/08/2022, 11:52

Imagem ilustrativa da imagem Pessoas oportunistas e aproveitadoras
Cláudio Miranda é terapeuta individual e familiar, psicopedagogo clínico, pós-graduado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP |  Foto: Jornal A Tribuna

Cada pessoa tem um tipo de busca, interesse e objetivo na vida. O desejo que você tem o levará a determinados lugares. Sua forma de pensar, suas crenças e seus valores determinarão seu comportamento e suas ações.

Há pessoas que chegam na sua vida para somar e agregar um valor àquilo que você faz. Outras se aproximam sem contribuir com muita coisa. Essas esperarão que você dê a elas o que precisam. 

Essas pessoas estarão a sua volta na forma de familiares, amigos, vizinhos. Eles são especialistas em pedir, mas dão pouco ou nada de si. Você consegue identificar essas personalidades no seu círculo de relacionamento e convívio?

Ao identificar essas pessoas você poderá estabelecer mais objetivamente a forma de contato que estabelecerá com elas. Com essa atitude você estará deixando claro que o jeito do outro não interferirá na sua vida. 

Há situações em que permitimos esse tipo de pessoa em nosso circuito pessoal e familiar. 

Quando isso acontece, na maioria das vezes é por algum tipo de carência ou dependência emocional ou financeira.

 Às vezes, cria-se uma relação de parasitismo, de dependência e de carência. No jogo das relações, o ato de dar e tirar não acontece só no âmbito material. 

Existem as doações afetivas e emocionais que podem coexistir numa troca saudável.

Você pode conviver com uma pessoa que não contribui em nada material, contudo é uma pessoa parceira, presente e estimuladora. Procure ter pessoas desse tipo ao seu lado. 

Cerque-se de pessoas que o valorizem, que elogiem seus esforços e que se alegram com suas conquistas. A energia desse tipo de gente é boa e saudável. Elas o estimulam a continuar e se mostram presentes na sua vida e nos seus projetos.

Escolha não conviver com pessoas parasitas e sugadoras das suas energias positivas e de seus sonhos. Elas são fáceis de serem identificadas. 

Embora estejam próximas a você, observe-as, elas não o elogiam nos seus projetos, não comemoram seu sucesso, não se alegram com suas conquistas. Elas não se alegram com o seu sucesso e nem se importam com suas realizações. 

Elas reclamarão que você não as ajuda, dirão que não as trata bem e que não se preocupa com elas. São indivíduos muito carentes, que não se esforçam para melhorar a sua vida por meio de seu próprio trabalho. 

Ao se afastar dessas pessoas você perceberá que em pouco tempo sua vida terá uma super melhorada. Perceberá que seus projetos se concretizarão mais rapidamente.

Faça uma faxina de vez em quando no seu grupo de relacionamento. Isso acontecerá porque a sua atenção não será mais desviada para esse tipo de pessoa. 

A sua energia física, mental e emocional estará focada na realização dos seus projetos e na conquista dos seus sonhos. 

Escolha ter ao seu lado aqueles que vibram na mesma frequência que você. Conviver com pessoas prósperas, generosas e empreendedoras tornarão sua vida mais rica e produtiva pela boa perspectiva de futuro e autoconfiança cada vez mais expandida. 

É muito bom estar ao lado daqueles que vibram na mesma frequência que a nossa, porque falam a mesma língua que a gente e somam nas ideias em vez de subtrair.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: