Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

O efeito das emoções sobre sua saúde

Coluna foi publicada no sábado (17)

Claudio Miranda | 19/02/2024, 14:23 14:23 h | Atualizado em 19/02/2024, 14:23

Nossa mente é uma fábrica de emoções funcionando a todo vapor. O tempo todo criamos pensamentos positivos e negativos a partir das relações que estabelecemos com o mundo e com as outras pessoas, na família, no trabalho, na escola e na sociedade.

O modo como escolhemos viver e nos relacionar poderá dizer o tipo de emoções que guardamos dentro de nós.

Essas emoções produzem vibrações específicas que poderão ser benéficas ou maléficas ao nosso corpo e nossa mente. Nossos órgãos internos, coração, pulmão, fígado, rins, estômago e outros são influenciados por essa energia o tempo todo.

Na medicina tradicional, você vai ao médico e ele indicará remédios para curar seus sintomas. Mas a doença é um tipo de aviso de que você está indo por um caminho errado, na alimentação e nos cuidados consigo mesmo.

Pensamentos negativos sempre serão uma das principais causas de desequilíbrio do corpo. Tem gente que pela sua história de vida guarda mágoas, frustrações, medos, culpas e ressentimentos. Muitos se tornam reativos a tudo. São impacientes e explosivos, podendo desenvolver em si uma doença grave.

Avalie o que suas emoções dizem sobre sua saúde e sobre você. Conhecendo seus pensamentos e emoções, você entenderá melhor para onde está indo a sua saúde. Seu estado mental está diretamente ligado a você.

Algumas vezes terá a sensação de que só com você acontece coisas ruins. Que ninguém te ajuda e não se importam com suas dificuldades. Contudo, todo mundo tem problemas e desafios a superar.

É preciso refletir sobre a vida que se leva. Talvez você descubra o quanto guarda emoções ruins. Se você perceber que está vivendo assim, pode mudar e tomar um outro caminho nas relações consigo e com as outras pessoas.

Tem gente que consegue dar a volta por cima, outros não conseguem e sofrem com a situação. A forma como você lida com sua vida e o modo como resolve os seus problemas impactarão negativamente ou positivamente sobre a sua saúde física e emocional.

Algumas vezes as emoções dos outros, as notícias do mundo e os fatos da vida nos influenciam. Essas influências sempre acontecerão pela sintonia e ressonância que você estabelece com as pessoas e situações.

Muitas vezes procuramos um culpado por termos uma vida ruim, sem prosperidade e alegria. Se você for honesto e corajoso, olhará para dentro de si e perceberá que o modo como vive tem a ver com suas escolhas tanto boas quanto ruins. E mesmo assim você pode mudar e seguir outro caminho. Para isso, converse com amigos, familiares e terapeutas. Busque ajuda para superar uma condição negativa em que se encontra.

Quando desenvolvemos a capacidade de olhar para dentro de nós, percebemos melhor o que estamos fazendo com nosso corpo e com nossa mente. Sem essa percepção e lucidez não conseguiremos nos livrar das doenças e desequilíbrios que atacam nosso corpo e nossa alma.

É preciso mudar seu modo de pensar e a forma como tem lidado com seus problemas. Sentimentos de paz, alegria, autoconfiança e felicidade são ótimos indicadores de boa saúde física e mental.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: