Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista Cláudio Miranda

Papo de Família

Imagem do colunista Cláudio Miranda

Cláudio Miranda

Mudanças para viver melhor

08/01/2022 11:49:40 min. de leitura

Se você fizer uma avaliação da sua vida e da sua história neste momento, o que te faz uma pessoa satisfeita e o que gostaria de modificar daqui para frente? Para as mudanças que deseja neste ano, experimente um novo comportamento e um novo jeito de ser. 

Se você for igual ao que foi no ano passado, não vai dar certo. Você tem que se desenvolver em direção daquilo que quer conquistar. Para haver mudanças na sua vida, você precisará de uma nova mentalidade, um novo jeito de pensar.

Você é aquilo que escolheu para você, seja bom ou ruim, luz ou sombra. O lado positivo de um novo ciclo que se inicia em sua vida é que você pode sempre mudar o seu destino e a sua história. Você é, em grande parte, o responsável pelos caminhos que toma. O que você tem hoje, o que você é, são consequências das suas decisões.

Nesse oceano à sua frente chamado vida, quem está guiando o barco é você. Fique atento aos ventos que está seguindo. Sua vida não é do jeito que é por acaso. Suas alegrias e tristezas estão diretamente relacionadas ao modo como escolheu viver, então, não é sorte ou azar, são suas escolhas.

Qual é o sentido de cada uma dessas palavras para você? Mudar, Ressignificar, Repaginar, Redimensionar, Renomear e Reescrever. O que elas podem representar para você? Como você as usaria para sua transformação? As possibilidades de mudanças são infinitas em todos os aspectos.

Seja uma pessoa mais descarada. Ouse mais, ria mais, chore mais, grite se tiver vontade, faça mais caras e bocas, dê vazão às suas emoções.

Desamarre suas cordas, rompa as barreiras de tudo que te prende ao passado e não te serve mais. Supere seus medos, enfrente seus temores.

Se você se sente uma pessoa paralisada emocionalmente, busque a terapia para seu autoconhecimento e fortalecimento interior. É importante se libertar das prisões afetivas em que se colocou. Pare de repetir modelos comportamentais que te fazem mal. 

As  mudanças incomodam e às vezes são desconfortáveis, mas elas são necessárias para o seu crescimento pessoal.

Conheça outras pessoas, faça um curso de graduação ou pós-graduação, qualquer curso. Saia de casa! Saia com as amigas ou com quem se sente à vontade. Ria e chore com elas. Compartilhe suas dores e angústias. Seja mais você, seja mais real.

Experimente outros sabores. Ande do outro lado da calçada, mude-se. Você é muito especial, sinta-se importante. Aceite a alegria e a dor em sua vida. Elas se alternam e dão sentido à nossa existência.

Não repita padrões que te aprisionam. Não viva mais os relacionamentos que não caminham para aquilo que você quer. Pare de amar quem não te ama. Pare de seguir quem não quer caminhar com você. Pare de escolher quem não se importa com você. Aprenda a se amar primeiramente. Se não se amar, você poderá viver de migalhas afetivas a vida inteira.

Nesse novo ciclo que se inicia, o seu dinamismo interior irá te salvar. É um momento propício para mudanças. Mesmo se sentir medo, não recue. Use todas as suas máscaras e todas as suas personas. Elas são faces e poder de uma só pessoa que é você.

Está pronto para as mudanças que deseja fazer? Boa sorte!

Cláudio Miranda é terapeuta individual e familiar, psicopedagogo clínico, pós-graduado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Este conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine para acessar: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login