Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

Filho sem hábito de estudo

Cláudio Miranda, Colunista de A Tribuna | 02/07/2022, 09:27 09:27 h | Atualizado em 02/07/2022, 09:27

A medida que seu filho avança nas séries escolares, precisará ir aprimorando e melhorando o seu hábito de estudo. Sem isso, ele poderá ter perdas importantes na sua aprendizagem e atrasar a conquista dos seus sonhos e realizações. E o seu filho, ele estuda regularmente? Ele faz as tarefas de escola todos os dias?

O aluno precisa ter metas e saber aonde quer chegar com seus estudos. Tudo o que fazemos tem um objetivo. Juntamente com isso, ele precisa ter um desejo de conquista, de ter algo ou de ser algo. Sem isso, a sua jornada acadêmica perde o sentido.

O aluno que não estuda pode ter sua autoestima rebaixada e desenvolver o medo do futuro e a insegurança na sua capacidade de ter bons resultados escolares. 

Um mau resultado nem sempre passa por questões de ordem cognitiva ou atencional. Ele pode estar ligado a aspectos emocionais que irão impactar na capacidade de produção desse aluno. 

Fazer com que o filho estude regularmente é o desafio de muitos pais, porque no hábito de estudar deposita-se a esperança de um futuro melhor. 

O sucesso escolar é muito valorizado na maioria das famílias e na nossa sociedade. Quando o aluno fica abaixo da média padrão, surge um constrangimento muito grande para os pais e para esse filho, podendo surgir conflitos que desencadearão outros problemas no âmbito comportamental. 

Um aluno que não estuda, na maioria das vezes não apresentará bons resultados, podendo desenvolver pensamentos do tipo: “Eu sou burro mesmo! Não tenho inteligência pra isso”. 

O suporte dos pais é muito importante para o êxito escolar do filho. 

Devem estudar com eles, providenciar um reforço escolar quando necessário e ir à escola conversar com pedagogos e professores. 

Algumas vezes deverão buscar uma ajuda terapêutica para um suporte emocional, para fortalecer a autoconfiança do filho. 

Há alguns aspectos que podem impedir o seu filho de estudar regularmente e com bom aproveitamento:

1- Sono desregulado por dormir pouco ou muito tarde.

2- Preguiça e desinteresse, que pode estar relacionado a déficit de atenção.

3- Falta de visão de futuro, que o impede de ter ambição em relação à vida profissional.

4- Uso demasiado do computador e celular.

5- Falta de uma rotina diária que promova o seu crescimento como aluno.

Cláudio Miranda é terapeuta individual e familiar, psicopedagogo clínico, pós-graduado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: