Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

Dicas para a boa vida em família

Jornal A Tribuna | 30/10/2021, 12:10 12:10 h | Atualizado em 30/10/2021, 12:10

O casal é o pilar principal da estrutura familiar. Os pais direcionam a família pelas regras e normas que estabelecem na casa. Existem comportamentos específicos que indicam o equilíbrio e o nível de boa saúde mental de uma família. 

Quanto melhor as pessoas se relacionam, maior será a qualidade de vida no ambiente.

Eu preparei para você uma lista de 13 sugestões práticas de estratégias para uma boa vida em família. Se conseguir colocar em prática, regularmente, pelo menos cinco dicas, o relacionamento na sua casa vai melhorar muito. Veja a seguir:

1 – O diálogo familiar aproxima as pessoas numa rede de afeto que vai se construindo a cada dia. Diminua o tempo de uso de celular, computador, televisão e videogame e criem momentos para conversar e contar casos. Isso irá proporcionar alegria e descontração.

2 – Comemore as datas importantes como aniversários, dia dos pais, dia das mães e dias santos. Use as tradições para construir memórias e fortalecer a união.

3 – Guarde as memórias da família em fotos, vídeos, gravações e álbuns. De vez em quando visitem essas lembranças e conversem sobre o tema. Isso é fortalecedor da memória da família.

4 – Brinquem juntos em família. Usem jogos de dado, trilha, baralho, etc. Quando a família brinca e se diverte junta os laços de afeto se estreitam.

5 – Divida as tarefas da casa. Cada um deve dar a sua contribuição com alegria. Num ambiente onde todos compartilham, limpá-lo é cuidar do outro que mora com você.

6 – Uma família saudável deve ter tempo para o convívio dentro de um equilíbrio. Quando as exigências do trabalho, da escola, das atividades sociais, e da igreja estiverem roubando seu tempo, aprenda a dizer “não” para poderem dizer “sim” à sua família.

7 – A alimentação é importante, mas se reunir para comer juntos alimentará também o amor e a união familiar pela alegria do convívio.

8 – Crie o hábito de buscar o Divino para seu fortalecimento espiritual. Construa a fé na família, estimulando a oração nas horas de medo, tristeza ou alegria.

9 – Saúde as pessoas da casa regularmente. Diga: “Bom dia!”; “Boa noite!”; “Eu gosto de você!”. Manifestações de amor e carinho estruturam a autoestima e a autoconfiança dos filhos.

10 – Nos aniversários, Natal e festividades escrevam cartões uns para os outros e manifestem o amor e a alegria que sentem no convívio familiar.

11 – Na vida familiar, os erros, os mal-entendidos e as decepções são compreensíveis no dia a dia. Às vezes podemos ficar tristes ou chateados uns com os outros. Não exija perfeição. Seja tolerante. Podemos continuar amando os membros da família, mesmo quando nos aborrecemos com o que fizeram.

12 – As famílias precisam de ajuda quando passam por alguma crise. Estejam dispostos a buscar ajuda terapêutica e profissional, juntem-se a grupos de apoio ou falem com um orientador espiritual quando necessitarem.

13 – A vida financeira é importante. Dividir informações sobre as finanças familiares ajuda todos a separar as “necessidades” das “vontades”. Os gastos da casa devem acontecer conforme a realidade econômica de cada família.

Bom fim de semana para você e toda a sua família. Até o próximo sábado.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: