Voo solo
Coluna foi publicada nesta quinta-feira (18)
O deputado federal Aécio Neves (MG) reuniu-se com dirigentes tucanos em São Paulo para reforçar sua defesa de uma candidatura própria do PSDB para a prefeitura da capital. Ele esteve com Marconi Perillo, presidente do partido, Paulo Serra, presidente do diretório estadual, e José Aníbal, ex-senador.
“A única eleição nacional que o Brasil terá em 2024 é a de São Paulo. A única que, do Norte ao Sul, as pessoas sabem quem está concorrendo e as consequências do resultado para um ou outro lado”, diz.
Sem reprise
“O PSDB não pode cometer o erro que cometeu em 2022”, afirma, em referência à ausência na disputa pela Presidência. Ele acrescenta que confia na condução do processo por Perillo. O ex-vereador Andrea Matarazzo (ex-PSDB, hoje no PSD) colocou o nome à disposição da sigla tucana para a corrida eleitoral.
Tiro…
A delegada Raquel Gallinati é atualmente o nome preferido de lideranças do PL para a vice de Ricardo Nunes (MDB) na busca pela reeleição para a Prefeitura de São Paulo. Como é o maior partido entre os que apoiam o emedebista, o PL deverá ter preferência na escolha.
…certo
Os dirigentes avaliam que ela seria a resposta perfeita para a escolha de Marta Suplicy (retornando ao PT) como vice de Guilherme Boulos (Psol): é mulher, suplente de deputada estadual e diretora de associação de delegados de polícia. Na previsão das campanhas, a segurança deverá ser o principal tema da eleição na capital.
Voto único
Caso decida apoiar outro candidato à Prefeitura de São Paulo que não seja Guilherme Boulos, o ex-ministro do Esporte Aldo Rebelo pode ser punido pelo PDT, de acordo com regras da Comissão Nacional de Ética Partidária.
Não dá
Na terça-feira (16), Rebelo afirmou ao Painel que não tem “condições de apoiar Boulos”. O partido prevê que o filiado pode ser punido em caso de falta ética ou disciplinar, como seria a decisão de endossar candidato diferente do que tem o respaldo formal do PDT, explica Marcos Ribeiro, presidente da comissão.
Flop
A adesão de peritos médicos do INSS à paralisação de quarta-feira (17) não superou 20% no País inteiro, afirma o secretário do Regime Geral da Previdência Social, Adroaldo Portal. Segundo ele, no Rio de Janeiro a adesão superou 50%, mesmo patamar de São Paulo. Em Minas Gerais, o apoio ficou em 10% no estado.
Nonsense
Portal diz que “o movimento grevista fracassou porque não tem uma pauta que faça sentido”. Ele afirma que a associação de peritos médicos está exigindo 23% de aumento, valor que nunca teria pedido durante os governos Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB).
Mais…
Empenhado em obter o aval da Câmara Municipal de São Paulo à privatização da Sabesp, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), rasgou elogios ao presidente da Casa, seu ex-desafeto Milton Leite (União), crítico do atual formato do projeto.
…que demais
Durante evento na Zona Sul de São Paulo, Tarcísio incorporou os adjetivos usados pelos apoiadores no reduto eleitoral de Leite. “Que o Milton era querido, tudo bem, a gente já sabia. Agora lindão? Mas é o seguinte, estava olhando aqui melhor, Milton, e se é pra ganhar o coração do Miltão, é lindo mesmo”, disse.
Um só cordão
Dez dos maiores blocos do Carnaval de rua de São Paulo juntaram-se para montar o Blocão, associação sem fins lucrativos para atuar nas pautas relativas ao evento na capital. A ideia do grupo é facilitar a interlocução com o poder público. Eles representam cerca de 70% do público.