Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Vira o disco

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (14)

Painel da Folha de São Paulo | 14/03/2024, 10:52 10:52 h | Atualizado em 14/03/2024, 10:52


Imagem ilustrativa da imagem Vira o disco
Lula acredita que a deliberação do STF sobre temas da pauta de costumes, como aborto e drogas, serve para dar gás aos bolsonaristas |  Foto: AGÊNCIA ESTADO

O presidente Lula (PT) disse a ministros do STF que considera negativo o fato de a Corte estar se debruçando sobre temas da pauta de costumes, como aborto e drogas.

Em conversas nos últimos dias, argumentou que estes temas, com ampla rejeição na sociedade, apenas dão gás aos bolsonaristas, que aproveitam para ganhar visibilidade em redes sociais. Ele disse a aliados que pensa em procurar ministros da corte com os quais tem mais proximidade para expor esse ponto de vista.

Buraco

Em reunião nesta quarta-feira (13), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e membros da bancada evangélica acertaram uma nova redação da emenda que amplia a isenção tributária de igrejas para deixar explícito que o benefício valeria às entidades religiosas e suas ramificações, como fundações e creches. A área econômica teme que a brecha seja expandida para outras atividades.

Capitania

O ex-deputado federal Fernando Francischini (União Brasil), primeiro parlamentar cassado pelo TSE por espalhar fake news, deixou o governo do Paraná, onde exercia há um ano o cargo de assessor especial da Secretaria de Justiça na gestão Ratinho Jr. (PSD). Em seu lugar, entrou a própria mãe, Tania

Marcia Francischini.

A pasta afirma que ela “tem experiência na relação com o terceiro setor e atua na formulação de políticas públicas voltadas à área”.

Tucano-trabalhismo

Caciques do PDT e do PSDB se reuniram na terça (12) em Fortaleza e acertaram uma aliança nas disputas municipais no Ceará. Também houve conversas sobre tentar expandir esse entendimento pelo Brasil. Participaram o presidente tucano, Marconi Perillo, o ex-senador Tasso Jereissati e o ex-presidenciável Ciro Gomes.

Pequeno detalhe

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub anunciou sua candidatura a prefeito de SP nas redes sociais mesmo sem ter aval de seu partido, o PMB. Ele diz que, se não tiver apoio da legenda, irá à Justiça para disputar como independente, hipótese hoje não prevista na lei.

Recruta zero

Líder em exercício da União Brasil na Assembleia Legislativa de SP, o deputado Rafael Saraiva diz discordar do projeto do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) que cria o programa de escolas cívico-militares no estado. A legenda, com nove deputados estaduais, faz parte da base do governo. Saraiva apresentou 34 emendas contrárias ao projeto, esvaziando os aspectos militares.

Barulho

O presidente da Câmara de SP, Milton Leite (União Brasil), negou pedido feito por Arselino Tatto (PT) de um minuto de silêncio aos 43 mortos pela PM na Operação Verão. “Se eu conceder, estarei dizendo que a PM está cometendo assassinato, e não concordo”, justificou Leite. A operação é uma resposta ao assassinato do soldado da Rota Samuel Cosmo, em Santos, em 02 de fevereiro.

Catraca

Acolhendo pedido do Metrô de SP, a Justiça Estadual condenou o Sindicato dos Metroviários a pagar indenização por danos materiais pela paralisação promovida em 28 de novembro de 2023. Cabe recurso. A empresa calcula prejuízo de R$ 6,4 milhões. Na decisão, o juiz Fausto Seabra diz que o valor a ser pago “será apurado na liquidação de sentença”.

Garoto-propaganda

O governador Tarcísio de Freitas vai defender nesta sexta-feira (15) a adesão de municípios ao programa estadual Facilita SP. Ele falará a uma plateia de prefeitos e servidores na 66ª edição do Congresso Estadual dos Municípios, em Campos do Jordão. O programa tem como objetivo desburocratizar processos na abertura de novas empresas.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: