Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Uma coisa por vez

| 30/03/2021, 12:38 h | Atualizado em 30/03/2021, 12:40
Painel

Folha de São Paulo

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

Minutos depois de ser confirmada a escolha do delegado Anderson Torres para o Ministério da Justiça, os primeiros sinais enviados para a cúpula da Polícia Federal foram de que não haverá troca imediata no comando, mantendo, por ora, Rolando de Souza.

O clima interno é de apreensão sobre mudanças, mas de alívio por Torres ter virado ministro e não diretor-geral. A expectativa, porém, é que, nos bastidores, haverá disputas: o novo titular e Alexandre Ramagem, da Abin, não se dão bem.

Intriga
Padrinho do atual diretor-geral e da extrema confiança de Bolsonaro, Ramagem travou uma disputa com o agora ministro desde o início do governo. Nos bastidores, aliados de Torres entendem que o chefe da Abin era responsável por queimá-lo nos bastidores com o Presidente.

Peixe dele
Por causa dessa situação, a apreensão na cúpula da PF é maior, se o ministro tentará tirar Souza por causa da disputa com Ramagem. Ainda assim, a impressão continua a mesma: quem faz o nome do diretor-geral da Polícia Federal é o presidente e não o ministro.

Por...
A Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) de Roraima, coordenada pela PF, prendeu um balconista de farmácia que tentava vender caixa de besilato de atracúrio a familiares de paciente com Covid-19 que aguardava intubação.

...Fora
O medicamento é um bloqueador neuromuscular de venda restrita para hospitais e integra o kit-intubação, em falta em todo Brasil, inclusive em Roraima. O balconista confirmou que venderia uma caixa com 25 ampolas do bloqueador por R$ 3.500, e que o produto teria sido encomendado em Manaus.


Em família
O maior receio com relação a Torres é pela proximidade com os Bolsonaros. Por esse motivo, havia preocupação de que ele virasse chefe da PF, o que seria, segundo dirigentes, muito ruim para a imagem do órgão.
Troco
A Federação Nacional dos Sindicatos da China doou US 300 mil para sindicatos brasileiros usarem em ações de combate à Covid-19. O valor é de R$ 1,7 milhão.

Papo reto
O vice-presidente da entidade, Jiang Guangping, disse que os representantes dos trabalhadores os dois países decidiram colocar a segurança dos povos em primeiro lugar e realizam uma cooperação pragmática.

Recorrente
A Polícia Civil de São Paulo instaurou 23 inquéritos para investigar ameaças e outros delitos que tiveram como alvo o governador do estado, João Doria (PSDB), ou seus familiares desde o início da pandemia.

Proteção
Trata-se de uma média de quase dois inquéritos por mês. Ontem, ele anunciou que se mudará de sua casa para o Palácio dos Bandeirantes devido aos ataques de extremistas.

Frasco...
A falta de medicamentos para intubação de pacientes com Covid-19 fez o governo de SP criticar o Ministério de Saúde e reclamar da baixa quantidade de anestésicos e bloqueadores musculares enviados ao estado.

...Vazio
Segundo a gestão Doria, a pasta liberou só 65,7 mil ampolas de anestésicos e bloqueadores, mesmo após cobranças. A quantidade representa 1,9% da demanda mensal da rede pública local. Os itens enviados, diz o governo paulista, duram apenas 12 horas.

Passo...
Dispositivo considerado fundamental por investigadores para elucidação de casos de estupro, entre outros, está sob risco após votação na Câmara. Deputados incluíram de volta à lei anticrime um artigo que havia sido retirado por veto de Jair Bolsonaro a pedido do então ministro Sergio Moro.

Pra trás
O item desobriga condenados a crimes hediondos ou grave violência a ceder materiais genéticos. Fica também proibida a técnica de “busca familiar”, que é a coleta de DNA de fetos legalmente abortados em estupros. O Senado vai analisar se mantém os vetos ou segue a Câmara.

Pistas
O Brasil passou a coletar material nesses casos em 2012. As amostras são enviadas para bancos de dados que abastecem investigações. As informações são cruzadas com vestígios achados em cenas de crimes para identificação de autores.

Tiroteio
“Os fanáticos que aplaudiram a invasão de hospitais agora denigrem quem trouxe 9 de cada 10 vacinas que são aplicadas”
De Cauê Macris (PSDB), secretário da Casa Civil do governo de SP, sobre ataques e ameaças sofridos pelo governador João Doria (PSDB)

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel