Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Televisionado

| 30/01/2021, 12:03 h | Atualizado em 30/01/2021, 12:06
Painel

Folha de São Paulo

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

Há uma grande chance de o sigilo da votação na eleição da Câmara ser quebrado na próxima segunda-feira.

Alguns parlamentares dizem que vão querer filmar seus votos para prestar contas a eleitores. Diante das negociações de cargos e emendas nos bastidores durante a campanha, integrantes da oposição dizem temer que o bloco governista use o recurso como ferramenta para pressionar deputados. Arthur Lira (PP-AL) diz que não há chance de cobrar gravações de votos.

Youtuber
Não há controle no momento da entrada dos parlamentares na urna nem vedação sobre os itens que podem portar. Há uma orientação geral para que não levem celulares, mas sem nenhum tipo de fiscalização.

Influencer
Bia Kicis (PSL-DF) é uma das deputadas que disseram ao Painel que vão filmar para postar nas redes sociais. Apoiadora de Lira, afirma que não recebeu nenhum pedido para fazer isso, mas que decidiu por conta própria.

Bandeira
Embora não haja nenhuma suspeita sobre o sistema eletrônico da Câmara, Bia diz que pretende gravar o voto também por uma questão de segurança da eleição.

Tamos juntos
Assim como nas três eleições de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para o comando da Câmara, os principais partidos de oposição têm prometido apoio robusto a ele. O PT, que tem a maior bancada na Casa, deve levar, em troca, a indicação do bloco de Baleia Rossi (MDB-SP) para disputar o cargo mais importante da Mesa Diretora a que tiver direito.

Explica
Além da presidência, estarão em disputa outros seis postos, duas vice-presidências e quatro secretários. Os principais candidatos a esses postos são indicados pelos blocos de acordo com o tamanho de cada um deles.

Inimigo
Se o de Baleia for o maior, mas perder a eleição pra Lira, o candidato de Bolsonaro poderá ter como vice um parlamentar do PT, arquirrival do bolsonarismo.

Posição
Líderes do PT dizem que, apesar de a votação ser secreta, não há chance de votos para Arthur Lira.

Esquerda
O mesmo não se pode dizer em relação à deputada Luiza Erundina (Psol-SP), candidata nanica que deve ter o voto de pelo menos três petistas: Natália Bonavides (RN), Marcon (RS) e Henrique Fontana (RS).

Voo alto
O ex-deputado federal Mauro Pereira (MDB-RS) fixou ponto no aeroporto de Brasília, onde desde quarta-feira aguarda a chegada de parlamentares para os convencer a votar em Baleia Rossi para presidente da Câmara. Ele afirma que continuará lá até o dia da eleição.

Lábia
Apesar de fazer campanha para o colega de partido, Pereira é muito próximo de Jair Bolsonaro. Entre parlamentares, é conhecido por ser quase um guia turístico do Palácio do Planalto. Ele costuma levar políticos ao Presidente, para fotos e cafés. Em março do ano passado, promoveu conversa com Baleia no auge da briga entre Poderes.

Fair play
O cabo eleitoral do MDB diz que fica no aeroporto das 7h às 23h e não tem onde sentar. Ele afirma que evita criticar Lira na conversa no desembarque dos deputados, por respeito ao presidente.

Alô alô
Ex-alunos do Colégio Santa Cruz, de São Paulo, enviaram uma carta ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pedindo a apreciação dos pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro por crimes de responsabilidade durante a pandemia.

Mobiliza
A iniciativa se junta ao coro de outros grupos de estudantes de instituições de ensino da capital, como o Centro Acadêmico de Direito e a Escola Politécnica da USP.

Money
O Tribunal de Justiça de São Paulo vai começar a pagar a partir de fevereiro auxílio-saúde para seus magistrados. A aprovação para a criação do auxílio foi revelada pelo Painel em dezembro, mas na época o tribunal disse que o pagamento não tinha data definida para implementação e só começaria quando houvesse recursos disponíveis.

Fatiamento
O reembolso mensal para os magistrados será limitado a 3% do subsídio, ou seja, de R$ 866 para juízes substitutos a R$ 1.063 para desembargadores.

Tiroteio

“Em qualquer país sério do mundo, uma conduta assim de um juiz dava até cadeia”. De Luciana Boiteux, professora de Direito Penal da UFRJ, sobre troca de informações entre Moro e Dallagnol a respeito de Lula.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel