Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Sinais

| 30/05/2020, 08:09 08:09 h | Atualizado em 30/05/2020, 08:11

Imagem ilustrativa da imagem Sinais
"[O presidente] não precisa [que as pessoas façam manifestação] porque ele foi institucionalmente e democraticamente alçado ao poder", afirmou Luciano Bivar |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A suspeita de vazamentos de inquéritos sigilosos da Polícia Federal para o entorno do Presidente não se restringe ao caso de Flávio Bolsonaro. Relatório da investigação de candidaturas de laranjas em Pernambuco aponta forte indicativo nesse sentido envolvendo Luciano Bivar, presidente do PSL, partido pelo qual Jair Bolsonaro se elegeu.

Em 2019, durante buscas, a PF encontrou com o político um celular zerado, comprado um dia antes. Outro alvo, uma assessora disse ter esquecido o aparelho na academia.

Fortes sinais

A operação foi realizada em 15 de outubro de 2019, quando o presidente do PSL e Jair Bolsonaro ainda não haviam rompido e estavam no mesmo partido. Uma semana antes o presidente da República chegou a dizer a um apoiador, na porta do Palácio da Alvorada, que Bivar estava “queimado pra caramba”.

Fim

Bivar e três mulheres de Pernambuco terminaram indiciados sob suspeita de três crimes, por suposta participação em esquema de candidaturas de laranjas para desviar verba pública do partido, caso revelado pela Folha. O Ministério Público está com os autos e ainda não decidiu se vai apresentar denúncia ou pedir arquivamento.

Elas

Pesquisa Datafolha feita na segunda e na terça mostra que a aprovação de Bolsonaro é de 29% entre as mulheres com renda familiar de até 5 salários mínimos e a reprovação fica em 45%. Entre as que recebem mais de 5 salários, a aprovação é de 24% e a reprovação vai a 61%.

Eles

Entre os homens, os que têm maior renda são os que mais aprovam o Presidente: 46% de ótimo ou bom contra 41% de ruim ou péssimo. Entre os que recebem até 5 salários, essas taxas correspondem a 36% e 41%, respectivamente.

We trust

As mulheres de maior renda são as que mais acreditam no ex-ministro da Justiça Sergio Moro (63%) na polêmica com o Presidente sobre a interferência na PF.

Zap

O governo Bolsonaro publicou edital para contratação de uma empresa para fornecer serviços de conectividade nos aviões que transportam o Presidente em viagens pelo País e pelo mundo.

Likes

Pelo valor anual estimado de R$ 3,5 milhões, a empresa vencedora deverá oferecer serviço de comunicação via satélite para transmissão de voz e dados, como descreve o edital.

Atrito

A relação com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem gerado descontentamento na equipe de Bruno Covas, também tucano. Para membros da gestão municipal, a condução da cidade na crise do coronavírus, comandada pelo prefeito, tem sido ofuscada pela máquina de projeção de imagem do governador.

Autoria

Doria tem a pretensão de disputar as eleições presidenciais de 2022. No entanto, dizem os covistas, ele parece esquecer que seu aliado tentará a reeleição daqui a alguns meses, em 2020. Uma preocupação adicional na tomada de decisões e na elaboração de projetos de Covas tem sido, por exemplo, a divulgação deles antes que isso seja feito pelo governador.

Escassez

O Depen (Departamento Penitenciário Nacional) afirmou em documento interno que, por causa da pandemia, tornozeleiras eletrônicas estão em falta. Segundo o ofício, muitos detentos estão deixando presídios sem monitoramento.

Livres

A alta demanda ocorre por causa do aumento de decisões judiciais liberando presos sob a justificativa da crise do coronavírus. Em abril, o órgão estimava que cerca de 30 mil tinham deixado as penitenciárias. O Depen pediu ao governo R$ 28 milhões para novas aquisições.

Bye bye brasil

Heloísa Bolsonaro, mulher do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), disse nas redes sociais que se tivesse um filho adolescente no Brasil, hoje, preferiria mandá-lo para intercâmbio ou trabalhar fora, sob o argumento de que ”infelizmente nosso ensino superior hoje não tem mais muita qualidade.”

Baby bolso

Ela, que está grávida, e o marido anunciaram em abril que serão pais de uma menina. “Claro que existem casos e casos, não dá para generalizar, mas é a minha maior preocupação hoje”, completou.

Tiroteio

“Acontecerá avanço do vírus na periferia, mas vamos suportar. Existe lá uma consciência maior do que nos bairros elegantes”

De Alexandre Kalil (PSD), prefeito de Belo Horizonte, durante entrevista em que anunciou que não vai ampliar flexibilização do isolamento.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: