Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Se eu fosse você...

Coluna foi publicada nesta terça-feira (10)

Painel da Folha de São Paulo | 10/10/2023, 11:12 11:12 h | Atualizado em 10/10/2023, 11:14

Imagem ilustrativa da imagem Se eu fosse você...
Advocacia-Geral da União deve recomendar que o presidente Lula (PT) vete os trechos do projeto sobre marco temporal aprovado pelo Congresso que sejam contrários ao entendimento do STF sobre o tema |  Foto: Agência Brasil | Ricardo Stuckert/PR

A Advocacia-Geral da União deve recomendar ao presidente Lula (PT) vetar os trechos do projeto sobre marco temporal aprovado pelo Congresso que sejam frontalmente contrários ao entendimento do STF sobre o tema.

A tese rejeitada pela Corte pregava que a demarcação dos territórios indígenas deveria respeitar a área ocupada até a promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Nesse cenário, técnicos da AGU indicam que a tese do marco aprovada no projeto está sujeita a veto.

Muita calma
A recomendação de veto será parcial. Trechos como a previsão de pagamento de indenização a proprietários de terrenos em locais ocupados tradicionalmente por indígenas poderiam ser mantidos. Apesar do embasamento jurídico, Lula deve pesar na decisão o impacto negativo que um veto pode gerar junto ao Congresso, em especial com a bancada ruralista.

Bed...
O governo do Pará tem iniciativas planejadas para abrir 15 mil vagas para hospedagem de participantes da COP30, que ocorrerá em Belém em 2025. A escassez de quartos de hotel é um dos principais gargalos para a conferência climática da ONU.

...- and
Serão 6.000 leitos em navios de cruzeiro que ficarão ancorados no porto da cidade, a ser reformado para permitir a entrada de embarcações de grande porte. Outra ideia é antecipar o calendário escolar e liberar 9.000 vagas em escolas e universidades. Além disso, um prédio pertencente ao INSS que está desativado desde 2010 será reformado e transformado num local para receber os visitantes.

Eu acredito
Sem mandato, nem perspectiva de disputar a eleição no ano que vem, o ex-prefeito de BH Alexandre Kalil (PSD) tem se voltado a assuntos do Atlético-MG, que presidiu entre 2008 e 2014. Em entrevista à ESPN, disse que “deu tudo errado” na atual gestão do clube. Antes, havia afirmado que não foi ainda ao recém-inaugurado estádio atleticano por não ter sido convidado.

Yes we cam
Segundo observadores da política mineira, aumentar o tom das críticas à direção do Galo é uma maneira de Kalil se manter em evidência enquanto espera a eleição de 2026, em que pretende se candidatar a governador ou senador. Ao Painel ele nega pretensão de voltar a presidir o clube.

Watergate
O escritório do deputado estadual Emidio de Souza (PT) em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, foi invadido no último final de semana. Os invasores arrombaram armários e gavetas, mas a equipe do petista não constatou a falta de documentos ou objetos. Emidio recentemente anunciou sua pré-candidatura a prefeito da cidade em 2024.

Lide com isso
A revista Fórum & Negócios, que pertence à editora do ex-governador de São Paulo João Doria, fez uma edição em junho na qual deu destaque especial ao presidente Lula, ministros e outros membros do governo. Aparecem em fotos e reportagens, entre outros, Aloizio Mercadante (BNDES), Jean Paul Prates (Petrobras), Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde) Anielle Franco (Igualdade Racial) e Silvio Almeida (Direitos Humanos). Além, é claro, do chefe de Estado.

Cansei
Após anos de críticas, Doria começou a fazer movimentos de aproximação com Lula, que em maio proibiu membros do governo de irem a eventos do grupo Lide. Em nota, o grupo Doria disse que a revista “retrata temas do Brasil, no plano econômico e político” e que suas publicações são “apartidárias e multissetoriais”.

Locomotiva
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, criticou Tarcísio de Freitas (Republicanos) por não ter citado o governo federal no lançamento do novo edital do Trem Intercidades, em Campinas (SP), ontem. “Impressionante o oportunismo político do governador de SP”, escreveu a parlamentar.

Bitola
Em resposta, a gestão estadual diz ser responsável pelo projeto e afirma que quitará os R$ 6,4 bilhões emprestados junto ao BNDES para financiar as obras. “O Estado de SP pagará integralmente pelo empréstimo, bem como os custos dos juros da operação ao órgão federal. O restante do investimento virá da iniciativa privada”, declarou.

Iti malia
O governo Tarcísio de Freitas (SP) vetou o projeto de lei do deputado estadual Rafael Saraiva (União Brasil) que proibia a comercialização de cachorros, gatos e pássaros em estabelecimento que não estivesse qualificado como criadouro, o que excluiria pet shops e sites. O veto diz que a proposta contraria a liberdade constitucional de iniciativa econômica.

Doguíneo
No lugar, o Executivo fez novo projeto, mais brando, em conjunto com o deputado. Entre os pontos propostos está determinação de que animais não sejam expostos em vitrines fechadas ou em condições que causem estresse.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: