Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Redução de danos

| 22/09/2020, 07:45 07:45 h | Atualizado em 22/09/2020, 07:46

O PSDB busca um antídoto na campanha para a imagem desgastada de João Doria na cidade de São Paulo. Como ignorar o governador na TV e nas redes não é uma opção, a candidatura de Bruno Covas deve mencioná-lo sempre com a justificativa de que a parceria e a sintonia entre estado e município serão benéficos para a população. A avaliação é que esse discurso é mais palatável ao eleitor paulistano, que não perdoou Doria por ter largado o mandato no meio, em 2018.

Espantalho
Pesquisa Ibope divulgada por O Estado de S. Paulo mostra que 48% dos eleitores dizem que o apoio de Doria os torna menos propensos a votar em um candidato. No caso de Bolsonaro, são 47% e no de Lula, 40%.

Alívio
Apesar disso, tucanos viram um lado bom na pesquisa, que mostrou Celso Russomanno (Republicanos) com 24%, contra 18% de Covas. Esperavam o rival perto dos 30%.
De perto
O ex-ministro Gilberto Carvalho, um dos petistas mais próximos de Lula, passou a integrar a campanha de Jilmar Tatto à Prefeitura de SP. Vagner Freitas, ex-presidente da CUT, também se juntou à coordenação. O PT vê a presença de Lula como trunfo para tentar decolar.

Companheiros
Tatto deve ir a ato em apoio ao padre Julio Lancellotti na sexta, na Mooca. Lula mandará um vídeo. O padre participou do lançamento de programa do partido, ontem.

Concorrido
Guilherme Boulos (Psol) também foi convidado, mas não vai. Diz ter compromisso pré-agendado.
Racha
O impeachment do governador de SC, Carlos Moisés (PSL), provocou uma guerra entre bolsonaristas. Deputados estaduais não gostaram da interferência da deputada Carla Zambelli (PSL-SL) e da advogada do Presidente, Karina Kufa, em defesa da vice-governadora, Daniela Reinehr.

Treta
“Carla Zambelli é uma barraqueira irresponsável”, escreveu Ana Campagnolo (PSL). Seu colega Jessé Lopes (PSL) acusou Kufa de “jogar sujo”. Eles dizem que Reinehr também deve ser afastada por ter cometido irregularidades durante a interinidade.

Vacina
PSL, MDB e Republicanos recorreram a aplicativo criado por escritórios de contabilidade, o Essent Jus, para repartir recursos da cota feminina do Fundo Eleitoral e tentar evitar candidaturas laranjas.
Velha guarda
Luciano Huck teve um dia dedicado a veteranos da política, ontem, em evento na Associação Comercial de SP. Heráclito Fortes, José Carlos Aleluia, Benito Gama, Paulo Delgado e Roberto Brant foram alguns dos que participaram. Jorge Bornhausen, também presente, conversa muito com ele.

Carne e osso
O apresentador e presidenciável disse que não é showman. “Não tenho barriga tanquinho, não sei tocar um instrumento, nunca fui galã da Malhação e não sou bom com humor. Mas tenho real interesse na vida das pessoas.”

Aquecimento I
A prefeitura de SP pediu autorização ao Ministério da Saúde para fazer um inquérito sorológico com professores da rede municipal. O objetivo é medir a prevalência de Covid-19 para poder organizar o reforço escolar e a possível volta às aulas.

Aquecimento II
Até agora, a prefeitura fez essas medições só com estudantes. O prefeito Bruno Covas tem resistido a confirmar a volta às aulas em novembro, apesar de sinal verde do governo do estado.

Atrasildo
O Conselho Nacional de Justiça determinou que a Corregedoria Nacional de Justiça apure atrasos em julgamentos pelo Tribunal de Justiça de SP. O acúmulo de processos foi utilizado como justificativa para criar 19 câmaras que pagariam até R$ 100 mil para desembargadores. Após a medida ser revelada pelo Painel, o TJ a suspendeu.

Prêmio
Os desembargadores trabalhariam para reduzir o acervo de mais de 120 mil processos pendentes. O TJ diz que “os dias de compensação” não implicariam “em dispêndio imediato, inclusive por falta de meios orçamentários”.

Obstáculo
Apesar do parecer de Augusto Aras de que cabe ao Congresso decidir sobre a reeleição de seus presidentes, aliados de Davi Alcolumbre (DEM-AP) dizem ver necessidade de emenda para isso.
Tiroteio
“Damares Alves é inimiga da família, da infância e das mulheres. Como pessoa tão pouco empática pode ser ministra?” De Isa Penna, deputada estadual (Psol-SP), sobre a participação da ministra em plano para impedir aborto em criança de 10 anos

SUGERIMOS PARA VOCÊ: