Pouso de emergência
Folha de São Paulo
Siga o Tribuna Online no Google
A viagem de João Doria (PSDB-SP) para Miami foi considerada erro grave até entre aliados. Auxiliares afirmam nos bastidores que o resultado de Covid-19 de Rodrigo Garcia (DEM-SP) foi uma justificativa pública, mas que o governador voltaria ao Brasil de todo jeito pela péssima repercussão que teve a ida aos Estados Unidos.
Para políticos próximos de Doria, o episódio enfraquece o contraponto que fez a Jair Bolsonaro na pandemia e mostra que, se quiser manter planos para 2022, não poderá escorregar.
Passe livre
Doria e sua mulher conseguiram entrar nos EUA com passaportes diplomáticos. Voos para o país estão proibidos para brasileiros. Eles viajaram de avião comercial, sem gastos públicos.
Arremeteu
Auxiliares afirmam que havia consenso de que o governador merecia os dez dias de licença por ter trabalhado ininterruptamente desde o início da pandemia, mas que a ideia da ida a Miami foi de fato um fracasso.
Maré baixa
Doria ainda teve outro revés ontem, o adiamento da divulgação dos dados da Coronavac. Governadores que vinham apoiando o tucano avaliam que a notícia é péssima, dá margem para desconfiança com a vacina e abre espaço para bolsonaristas criticarem.
Escuridão
Secretários estaduais de Saúde ouvidos pelo Painel dizem estar desanimados e já acham pequena a chance de o calendário paulista ser mantido. Eles consideraram a coletiva de imprensa do governo um desastre.
No detalhe
Eduardo Pazuello (Saúde) tem dito que vai acelerar a edição de uma medida provisória que pretende dar segurança jurídica a contratos que o governo vai firmar com fornecedores de vacina. A ideia é criar o arcabouço para que o comprador possa ser questionado por eventuais efeitos colaterais.
Devolva
O Tribunal de Contas do Amazonas determinou que o governo do estado suspenda os pagamentos à empresa responsável pela árvore de Natal inaugurada no centro de Manaus no último dia 12.
Presente
Na decisão, o conselheiro da corte Mario José de Moraes Costa Filho atendeu a pedido de deputados estaduais. A razão do questionamento, segundo o despacho, “reside no fato de evidenciar que o Estado do Amazonas possivelmente poderia estar priorizando eventos festivos em detrimento a saúde pública”.
Não arreda
O líder do MDB do Senado, Eduardo Braga (AM), diz que a candidatura de Baleia Rossi (SP) na Câmara não altera os planos da bancada de lançar um nome para concorrer à sucessão de Davi Alcolumbre (DEM-AP), que comanda os senadores.
Estratégia
A cúpula do DEM foi a favor de Baleia na tentativa de reduzir as chances do MDB ter um candidato próprio no Senado contra Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
Separa
“A bancada do MDB no Senado está tratando da candidatura em relação à instituição Senado”, afirmou Braga. “Nada tem a ver com a construção da candidatura do Baleia na Câmara, que ocorreu em função de um bloco que vai se opor a uma candidatura do governo”, continuou.
Precedentes
Emedebistas lembram que em mais de uma ocasião o partido comandou o Senado e a Câmara, como na época de Renan Calheiros (AL) e Henrique Eduardo Alves (RN). O mesmo ocorreu no período do alagoano e de Eduardo Cunha (RJ).
Sem chance
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, negou na terça-feira pedido de liberdade para Oswaldo Eustáquio, feito depois do blogueiro bolsonarista sofrer acidente na Papuda. Ele foi parar no hospital depois da suposta queda ocorrida quando tentava consertar um chuveiro –de acordo com a versão dada pelo advogado.
Explique-se
O ministro do Supremo pediu um relatório detalhado ao presídio para saber por qual motivo Eustáquio estava em uma suposta cela com chuveiro.
Programado
Integrantes do ministério de Damares Alves dizem nos bastidores que acreditam que o blogueiro tinha como plano ser preso dentro do prédio da pasta, para criar um fato político. O bolsonarista é investigado em inquérito sobre a prática de atos antidemocráticos.
Tiroteio
“Durou pouco a alegria de ficarmos dez dias sem coletiva de imprensa. Doria sentiu o baque e voltou”
De Fábio Faria (PSD), ministro das Comunicações, sobre o retorno de Doria de Miami, onde ia passar Natal e Ano-Novo.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo