Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Pesos e medidas

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (21)

Painel da Folha de São Paulo | 21/06/2024, 11:28 11:28 h | Atualizado em 21/06/2024, 11:28

Imagem ilustrativa da imagem Pesos e medidas
Diretor de Política Monetária do BC, Gabriel Galípolo surge como favorito para presidir a instituição a partir de 2025 |  Foto: Agência Estado

O PT e o presidente Lula apontam atuação “política” do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, mas não viram problemas em agendas ligadas à esquerda do diretor de Política Monetária da instituição, Gabriel Galípolo, no ano passado.

Ele foi indicado para o BC pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda) e é o favorito para presidir a entidade a partir de 2025. Na última quarta-feira (19), votou pela manutenção da taxa Selic em 10,50%, com toda a diretoria da instituição.

Agenda

Em 15 de setembro de 2023, Galípolo esteve no galpão do MST, no bairro da Barra Funda, em São Paulo, para uma homenagem ao jurista Celso Antonio Bandeira de Mello. Já em 12 de maio do ano passado, Galípolo visitou a feira anual do MST no parque da Água Branca, também na capital paulista.

Boca calada

Na última quarta-feira (19), o PT entrou com ação popular na Justiça pedindo que Campos Neto seja impedido de fazer “pronunciamentos de natureza político-partidárias”.

Sentido

O Exército publicou uma cartilha sobre prevenção a golpes na internet que traz na capa a ilustração de uma mulher militar sendo alvo de várias armadilhas cibernéticas, entre elas compras fraudulentas on-line e uso malicioso do aplicativo de paqueras.

Coração

A mesma ilustração da mulher aparece em uma página que diz que golpistas “exploram os sentimentos das pessoas, como medo, obediência, caridade, carência afetiva e ganância, para convencê-las a agirem como eles querem e de forma rápida, sem pensar”. Em nota, o Exército afirma que a cartilha traz ilustrações retratando personagens dos gêneros masculino e feminino e que não faz discriminação de gênero.

Gov.br

O Ministério da Saúde trabalha para colocar no ar um sistema com dados de vacinas, medicamentos e insumos estratégicos enviados pelo governo federal para estados e municípios, que permitirá identificar onde há necessidade de reforço dos itens.

Vacina

A ideia é que a população consiga acompanhar como está o status em cada estado e município por meio da plataforma. Além de identificar para onde o governo precisa enviar os itens, o sistema pode se tornar ferramenta para que o ministério evite ser responsabilizado por escassez de imunizantes ou remédio.

Escudo

O ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos) e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, se reuniram nesta quinta-feira (20) para falar sobre o grupo de trabalho criado para proteger os direitos de crianças e adolescentes na internet e propor uma política de navegação segura para este público.

Conselho

O Metrô desistiu de acabar com a gratuidade para policiais civis e de restringir o benefício para policiais militares e guardas civis após pressão do secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, que também é Conselheiro fiscal do Metrô desde abril.

Acabou

O Metrô registrou prejuízo nos últimos anos (R$ 900 milhões em 2023) e, por isso, tenta enxugar gastos. A decisão de cortar o benefício a policiais se baseava no fato de que ele havia sido concedido durante a pandemia de Covid-19. Com o fim dela, não havia mais justificativa para mantê-lo.

Pensando melhor

Ao saber da decisão, Derrite enviou um ofício ao presidente do Metrô, Julio Castiglioni, pedindo revisão da medida, o que foi acatado.

Pronto

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) concluiu o projeto de lei de reformulação das agências reguladoras e o enviou para a Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (20). A Artesp, que fiscaliza rodovias sob concessão, e a Arsesp, que regula grupos como Comgás e Sabesp, passarão por reformulação.

A ideia é aumentar as atribuições, exigir mais requisitos técnicos para indicações à diretoria e dar mais autonomia orçamentária.

Turbo

Uma das medidas previstas no texto é a transformação do atual Departamento de Águas e Energia Elétrica em agência reguladora, a SP Águas. No caso da Artesp, a ideia é que ela regule todos os modais de transportes, incluindo os setores metroferroviário e hidroviário.

A Arsesp, por sua vez, deverá regular os demais contratos, como a PPP de construção de escolas, a implantação da sede do governo no centro da capital, entre outros.

Sobe

O desembargador federal Vallisney de Souza Oliveira foi eleito nesta quinta-feira (20) por unanimidade para ser o próximo presidente do TRF-6 (Tribunal Regional Federal da 6ª Região) a partir de agosto, para um mandato de dois anos.

Histórico

Ele foi titular da 10ª Vara no DF, onde atuou em casos da Lava a Jato. Em 2018, condenou a 24 anos e dez meses de prisão o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha por desvios na Caixa Econômica Federal. Em 2021, o TRF-1, no DF, anulou o processo.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: