Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Oxidação

Coluna foi publicada no domingo (31)

Painel da Folha de São Paulo | 01/04/2024, 12:52 12:52 h | Atualizado em 01/04/2024, 12:53

Imagem ilustrativa da imagem Oxidação
Porta de acesso a um duto estava destrancada por conta de ferrugem, o que ajudou os detentos a escaparem do presídio de Mossoró (RN) em fevereiro |  Foto: © Divulgação/Canva

Relatório do Ministério da Justiça de setembro de 2023 apontou falta de manutenção em estruturas do presídio federal de Mossoró (RN), de onde dois presos escaparam em fevereiro deste ano. Segundo o documento da Divisão de Inteligência da penitenciária (Dint-Mos), uma pequena porta de acesso a um "shaft" (duto) estava destrancada por causa de ferrugem. Foi justamente através de uma destas estruturas, localizadas atrás de luminárias na celas, que os detentos escaparam.

Sucateado

“A princípio, deduziu-se que a portinhola do shaft estava aberta em razão de esquecimento, entretanto, percebeu-se que o motivo da impossibilidade de trancar a grade foi decorrente da corrosão existente na porta", diz o relato.

A fuga vem gerando desgaste para o governo. Os criminosos ainda não foram recapturados.

Saída pela direita

Os organizadores da Cpac Brasil, principal conferência anual da direita no país, anunciaram Balneário Camboriú (SC) como sede da edição deste ano, em 06 e 07 de julho. A expectativa é que o encontro seja o maior desde o seu início, em 2019, com público de 4.000 pessoas.

Além de estar sediado num estado fortemente conservador, o evento ocorrerá no embalo de vitórias recentes da direita em diversos países e do possível retorno de Donald Trump à Casa Branca.

Saída pela esquerda

O Instituto Lula firmou uma parceria com entidades de ex-presidentes e fundações de partidos progressistas da América Latina para realizar cursos e diálogos sobre o enfrentamento da extrema-direita. A ideia é também discutir políticas de combate à fome e à miséria.

Um dos parceiros será o Morena, partido do presidente do México, André Manuel López Obrador.

Angry birds

Ex-presidente do PSDB da cidade de SP, José Henrique Lobo contesta a comparação feita pelo atual ocupante do cargo, José Aníbal, entre a debandada de vereadores do partido agora e a eleição municipal de 2008, em que tucanos apoiaram Gilberto Kassab contra Geraldo Alckmin.

"Num caso, havia democracia interna, no outro, mandonismo explícito", afirma.

Há 16 anos, diz ele, as bases queriam Alckmin, ao contrário de agora, quando defendem apoio a Ricardo Nunes (MDB).

Cada um

A OAB-SP enviou ofício ao INSS pedindo a exclusão de post em que o órgão informa não haver necessidade de intermediários para pedir benefícios nas agências da Previdência. Para a entidade, a postagem é desrespeitosa à classe dos advogados, que podem orientar os beneficiários.

...na sua.

Em resposta, o instituto diz que "não houve ofensa e nem intenção de ofender", apenas de informar os cidadãos. Representantes das duas partes devem se reunir em breve para tratar do assunto.

Memória

A Assembleia de SP fará na sexta (05) sessão solene para homenagear três viúvas de mortos pela ditadura: Clarice Herzog, do jornalista Vladimir Herzog, Ana Dias, do operário Santo Dias, e, postumamente, Eunice Paiva, do deputado Rubens Paiva (ela morreu em 2018). A iniciativa da deputada Beth Sahão (PT) contrasta com a orientação de Lula de não haver atos pelo aniversário de 60 anos do golpe.

Hora extra

A Associação dos Procuradores do Estado de SP (Apesp) lançou o movimento "Fortalece PGE", pela valorização da categoria, que defende o estado em disputas judiciais. Um dos pleitos é a criação de uma carreira administrativa de apoio no âmbito da Procuradoria Geral do Estado.

"O procurador acaba fazendo uma dupla função: é advogado do estado e também assume funções administrativas", diz José Luiz Souza de Moraes, presidente da associação.

Agenda

A Frente Parlamentar Pelo Livre Mercado do Congresso publicou uma pauta mínima de medidas legislativas para que o Brasil possa crescer 3,5% em 2024. Entre os pontos defendidos estão a regulamentação da reforma tributária, a reforma administrativa e o projeto que acaba com os supersalários.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: