Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Ordem unida

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (05)

Painel da Folha de São Paulo | 05/07/2024, 10:50 10:50 h | Atualizado em 05/07/2024, 10:49

Imagem ilustrativa da imagem Ordem unida
MST: movimento prevê ter entre 500 e 700 pré-candidatos a prefeito, vice e vereador nas eleições municipais |  Foto: MST BA

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) prevê ter de 500 a 700 pré-candidatos a prefeito, vice e vereador na eleição municipal, entre nomes ligados ao movimento ou apoiados por ele. Entre 9 e 11 de julho, eles participarão de um encontro na escola de formação da entidade em Guararema (SP) para unificar estratégias e discurso.

“Não podemos deixar que a direita adentre os assentamentos como faz em outros segmentos. Para nós, a campanha tem sentido político, mais que eleitoral”, diz João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional.

Cerca

Segundo Rodrigues, é a primeira vez que o MST faz encontro de organização e alinhamento de candidaturas nesses moldes e com essa dimensão. Participarão, entre outros, as presidentes do PT, Gleisi Hoffmann, e Psol, Paula Coradi, e o marqueteiro da campanha de Lula, Sidônio Palmeira.

No ar

Análise da área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou problemas em programa do Ministério da Saúde para formação de agentes populares do Sistema Único de Saúde (SUS). Como mostrou o Painel, a ideia é firmar convênios com movimentos populares, alguns de esquerda radical e sem experiência na área. Segundo o parecer, não há critérios objetivos para a exigência de que as entidades tenham compromisso com a democracia e combatam fake news. A ação para suspender o programa foi proposta pelo Novo.

Pavio

Principal liderança do União Brasil em São Paulo, o presidente da Câmara, Milton Leite, afirma que a relação com a gestão Ricardo Nunes (MDB) “está péssima”. Ele afirma que o apoio à reeleição do prefeito está mantido apenas pelos próximos dez dias. Depois, caso não haja melhora, outras opções serão estudadas: apoio a Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB) e até Guilherme Boulos (Psol).

Mãos atadas

Segundo ele, os espaços do partido na gestão, como a Secretaria de Transportes e um cargo na pasta da Habitação, foram esvaziados de recursos e cargos. Sem capacidade de ação, os projetos, obras e entregas estão travados.

Telefone sem fio

Também há reclamações do União na esfera federal. O ex-prefeito de Salvador ACM Neto diz que o partido não tem diálogo com o governo Lula e que as declarações do Presidente contra o Banco Central e a austeridade fiscal dificultam ainda mais a relação. “Não temos diálogo institucional com o governo e uma parte importante do partido faz questão de não ter”, diz ele.

Saúde

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), de 77 anos, anunciou a descoberta de um câncer na região abdominal durante exames de rotina recentes. Ele afirma que a condição não é grave e que pretende continuar no cargo, além de manter sua candidatura à reeleição. Segundo Noman, os médicos afirmam que o prognóstico é excelente.

Vento em popa

A Marinha fará nesta sexta-feira (05) a cerimônia de formatura da sua primeira turma com mulheres do curso de formação de fuzileiros navais. Com 546 homens e 114 mulheres, o grupo teve quatro meses de treinamento igualitário para os dois gêneros. Atualmente, as mulheres já são autorizadas a entrar nas Forças Armadas por meio das escolas de oficiais. Mas só a Marinha libera a atuação delas em áreas de combate.

War

Após a divulgação de relatório do Exército para lastrear julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o litígio territorial entre Piauí e Ceará, os vizinhos travam um duelo de interpretações do estudo. A Procuradoria-Geral do Piauí diz que o documento não só confirma a tese defendida pelo estado, como reconhece que tem direito a área equivalente ao dobro da inicialmente pleiteada.

Oi?

Caso esta alternativa seja adotada, o Piauí teria direito a uma área de 6.162 km, o equivalente a quatro cidades de São Paulo. O Ceará reagiu e diz que a posição do vizinho é um “devaneio, uma aventura jurídica”.

No escuro

O Ministério Público de Contas de São Paulo enviou representação ao Tribunal de Contas do estado em que pede investigação do reajuste de metrô, trem e ônibus da EMTU definido pelo governo em dezembro de 2023. No caso dos transportes sobre trilhos, a tarifa passou de R$ 4,40 para R$ 5. Para o órgão, o aumento foi feito sem estudos técnico-econômicos, publicidade e estimativa do impacto para a população e cofres públicos.

Calado

A Secretaria do Meio Ambiente do Pará autorizou a dragagem no porto de Belém, obra considerada fundamental para a COP 30, pois possibilitará que embarcações de grande porte, como transatlânticos, entrem no local. Os navios deverão ser utilizadas para acomodar parte dos turistas e autoridades esperadas para o evento, em novembro de 2025.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: