Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

No andar de cima

| 30/08/2021, 09:16 09:16 h | Atualizado em 30/08/2021, 09:19

Funcionários da Empresa Brasil Comunicação (EBC) foram ouvidos no inquérito administrativo do Tribunal Superior Eleitoral na última semana. Eles citaram o diretor-presidente do órgão, Glen Lopes Valente, e o chefe da Secom (Secretária de Comunicação do Planalto), André de Sousa Costa, como possíveis responsáveis por autorizar a utilização do canal para o que a corte apura ser uso eleitoral. Os dois devem ser chamados em breve para prestar depoimento no caso.

Aparelho
O tribunal apura o uso da TV pública para veiculação da live do dia 29 de julho, em que Jair Bolsonaro atacou as urnas eletrônicas sem provas. O TSE quer saber se a EBC tem sido utilizada pelo Presidente para propaganda antecipada de campanha eleitoral. O inquérito também analisa um dossiê produzido por servidores.

Barreira
A investigação é sobre suspeita de abuso de poder econômico e político por parte de Bolsonaro e outras autoridades e pode levar à inelegibilidade dos envolvidos. A sugestão de abrir o inquérito administrativo partiu do corregedor-geral eleitoral, ministro Luís Felipe Salomão.

Esperando...
O influenciador Allan dos Santos, do canal ultrabolsonarista Terça Livre, lembrou do diretor de teatro Gerald Thomas no processo que move contra o Google pela reativação de seu canal de YouTube, retirado do ar após seguidas infrações aos termos de uso.

...Google
O argumento de Santos é o de que se o STF decidiu, em 2004, que Thomas estava protegido pela liberdade de expressão ao mostrar as nádegas e simular masturbação para a plateia que vaiava sua encenação de “Tristão e Isolda”, ele também está ao comportar-se de modo potencialmente ofensivo no YouTube.

Casa...
Carlos da Cunha, o Delegado Da Cunha, policial que ganhou fama nas redes sociais com vídeos de operações, filiou-se ao MDB. Ele, que tem falado a pessoas próximas que pretende ser candidato a deputado, está afastado do cargo após controvérsias relacionadas à sua atuação na internet.

...Nova
Mais recentemente, a Folha mostrou que um boletim de ocorrência de dezembro de 2016 afirma que Da Cunha ameaçou dar um tiro no rosto de sua então mulher, Camila da Cunha. Ele nega que tenha havido violência, e ela hoje afirma que nunca sofreu agressão psicológica ou física.

Família
Responsável por discursar na abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons, foi condenado pelo Tribunal de Contas da União por utilizar dinheiro público para custear passagens aéreas para sua mulher, Marcela Pimentel.

Preju
Parsons comandou, entre 2009 e 2017, o Comitê Paralímpico Brasileiro e teria utilizado valores da entidade para bancar viagens de sua mulher e outras pessoas para Tóquio, Coreia do Sul e Canadá. O TCU aponta possível prejuízo na casa de R$ 130 mil.

Faísca
O deputado Raul Marcelo (PSOL) exonerou o codeputado Jesus dos Santos (PDT) da Assembleia Legislativa de SP, aumentando a crise que atravessa o mandato coletivo. O presidente do PDT, Carlos Lupi, deve se encontrar com Jesus para decidir o que fazer.

Choque
A chamada Mandata Ativista tem vivido turbulência desde que Mônica Seixas (PSOL), titular do gabinete, se licenciou. O suplente, Raul Marcelo, trocou parte da equipe e mudou procedimentos, o que tem causado tensão.

Fon Fon
Jesus afirma que a exoneração foi arbitrária. Marcelo afirma que havia 28 multas do carro oficial ligadas ao pedetista. O gabinete fala em 40.

Juntas
Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF) escolheu sua aliada Chris Tonietto (PSL-RJ) como relatora da PEC do Pazuello, que barra militares da ativa em cargos políticos de governos.

Linha
Tonietto se dedica a projetos para limitar a atuação do STF e também contra o aborto. Ela apoiou o governo em quase todas as votações.

Plural
Os deputados que defendem a PEC esperavam a escolha de alguém mais técnico e que transitasse melhor entre os núcleos da Casa, como Margarete Coelho (PP-PI).

Tiroteio
“A dúvida mais cruel dos brasileiros no momento é se o fuzil vai por cima ou por baixo do arroz”. De Perpétua Almeida (PCdoB-AC), deputada, sobre fala de Bolsonaro segundo a qual é “idiota” quem defende comprar feijão em vez de fuzil.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: