Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Muita calma

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (16)

Painel da Folha de São Paulo | 16/05/2024, 10:51 10:51 h | Atualizado em 16/05/2024, 10:52

Imagem ilustrativa da imagem Muita calma
Jean Paul Prates foi demitido da presidência da Petrobras |  Foto: ©Tomaz Silva/Agência Brasil

A troca na Petrobras é acompanhada com atenção, mas sem pânico, por ambientalistas ligados ao governo. Apesar de a nova presidente da empresa, Magda Chambriard, ser uma defensora ferrenha da exploração de novas áreas, incluindo a Margem Equatorial, a avaliação é que apenas a opinião dela não será suficiente para influenciar a posição de Lula sobre o tema. Além de ser um assunto que passa por diversas instâncias no governo, o próprio desastre no Rio Grande do Sul fortaleceu a ala verde da gestão.

É campeão

Com a nova secretaria extraordinária chefiada por Paulo Pimenta, o governo Lula chega a 39 ministérios, empatando assim com recorde estabelecido por Dilma Rousseff (PT) em 2015. Em comparação, eram 23 pastas sob Jair Bolsonaro (PL) e 29 com Michel Temer (MDB).

Cê jura?

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), diz que foi informado pela imprensa da decisão de Lula de nomear Pimenta para a secretaria. “Vou aguardar manifestação oficial. Não estamos sabendo de nada”, afirmou ao Painel, na noite da última terça-feira (14).

Referência

O PL apresentou projeto para criar um cartão com valor de R$ 10 mil para que os atingidos pelas enchentes no RS possam usar em lojas para mobiliar suas casas destruídas. O valor é o dobro do voucher oferecido pelo Ministério da Fazenda. A inspiração é um programa do governo Dilma, o “Minha Casa Melhor”.

Desinformado

A Advocacia-Geral da União afirma que o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus (Novo), evidencia “absoluto desconhecimento do tema” por ter acusado o governo federal de falta de sensibilidade para fechar acordo de indenização da tragédia de Mariana, em 2015.

Sem palanque

“A União entende que o momento é de buscar uma solução efetiva e definitiva para o problema e não de aproveitar a tragédia para fazer declarações com o objetivo de, pura e simplesmente, gerar desinformação interessada e colher dividendos políticos às custas do sofrimento da população atingida”, diz.

Infalível

Uma nova tentativa do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de ajudar seu ex-assessor Danilo Campetti a assumir uma vaga na Assembleia fracassou. O plano era nomear o deputado estadual Rui Alves (Republicanos) como secretário de Turismo da capital, abrindo vaga para Campetti, que ficou na suplência na eleição. Alves, no entanto, desistiu de assumir o cargo ao perceber que teria limitações para montar sua equipe.

Tá difícil

Antes, Tarcísio e o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes haviam convidado o deputado Tomé Abduch (Republicanos) para cargos, mas ele recusou.

Parças

Em evento do BTG com investidores em NY, Tarcísio declarou apoio "incondicional" à reeleição de Nunes. Ao saber disso, o prefeito, que está em viagem oficial ao Vaticano, mandou mensagem agradecendo.

Você abusou

A federação Psol/Rede entrou com representação na Justiça Eleitoral em que acusa Nunes de usar eventos de lançamento de obras e programas da gestão para divulgar sua campanha à reeleição. Exemplos citados sãos inaugurações do transporte hidroviário municipal, da unidade Perus-Anhanguera do Descomplica SP e da UPA-Rio Pequeno.

Tucano escaldado

Reticente diante do histórico de José Luiz Datena, o PSDB já tem uma alternativa para o caso de o apresentador abandonar a disputa. O ex-vereador Mario Covas Neto, filho do ex-governador Mario Covas e tio do ex-prefeito Bruno Covas, oficializa o retorno à sigla nesta sexta-feira (17). Poderá ser vice de Tabata Amaral (PSB) ou até sair candidato.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: