Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Martela

Coluna foi publicada no domingo (17)

Painel da Folha de São Paulo | 18/09/2023, 11:23 11:23 h | Atualizado em 18/09/2023, 11:24

Imagem ilustrativa da imagem Martela
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) defende proposta de gestão privada da Fundação Casa, antiga Febem |  Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) tem levado a aliados uma proposta de gestão privada da Fundação Casa (antiga Febem). Segundo apurou o Painel, ele tem dito em reuniões internas que o corpo de funcionários do órgão (cerca de 9.500 ativos) pode ser reduzido e os gastos, enxutos, caso a administração seja passada para uma organização social, como ocorre nas áreas de saúde e cultura, ou se outro modelo de parceria com o setor privado (PPP) for elaborado.

Faísca
Há reuniões marcadas com aliados nos próximos dias para discutir qual o melhor modelo. A ideia de passar a gestão para a iniciativa privada, caso se confirme, deve levantar polêmica e resistência entre servidores da instituição. A Fundação Casa atende hoje 4.976 jovens em 111 centros. Procurada, a assessoria de Tarcísio não comentou o assunto.

Voz...
Ex-ministro da Pequena e Micro Empresa, Guilherme Afif recomenda ao novo titular da pasta, Márcio França, que trabalhe com uma estrutura enxuta. Isso ajudaria a que a equipe seja técnica e blindada de indicações políticas. “Você não pode inchar a máquina. Eu tinha no máximo 50 pessoas trabalhando comigo”, diz Afif, atual secretário de Projetos Estratégicos de SP.

...da experiência
Ele foi ministro entre 2013 e 2015, no governo Dilma Rousseff (PT). A pasta então foi extinta, e recriada agora. “Fico feliz por ter sido o primeiro ministro da micro e pequena empresa, mas sentia tristeza por ter sido o único. A política da microempresa sempre ficou escondida nos porões do Ministério do Desenvolvimento, que é um ministério de grande lobby industrial”, diz Afif.

Fico
Embora esteja listado na comitiva oficial do governo Lula à Assembleia Geral da ONU, em NY, o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) desistiu da viagem, para não desfalcar a CPI do 8 de Janeiro na semana que vem.

Prato frio
A prorrogação da CPI das Apostas Esportivas por Arthur Lira (PP-AL) dará à comissão tempo para tomar o depoimento do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, nesta semana. Seu principal desafeto na entidade é Gustavo Feijó, da federação alagoana e amigo de Lira, com quem Rodrigues teve disputa judicial.

A burguesia fede
Principal líder do MST, João Pedro Stedile disse que o governo Lula (PT) é fruto de uma “frente ampla, porém indigesta”, em evento do movimento na Barra Funda, na noite de sexta-feira. Ele fez um gesto de tapar o nariz ao usar a expressão. O ato homenageou o jurista Celso Bandeira de Mello.

Bibliografia
Estavam presentes os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Jorge Messias (AGU), além de parlamentares, representantes de movimentos, acadêmicos e membros do grupo Prerrogativas, que ajudou na organização. Bem-humorado, Stedile disse que espera que Haddad leia mais as ideias de Bandeira de Mello, “apesar de ser economista”.

Reação
Núcleos LGBTQIA+ do PSDB têm se articulado para apresentar ao diretório nacional do partido pedido de punição ao presidente municipal da sigla em SP, Fernando Alfredo. Ele foi acusado de ter enviado mensagem homofóbica em um grupo, ao ironizar um tucano que usava máscara rosa ao lado do presidente do partido, Eduardo Leite, que é gay. Alfredo nega preconceito.

Retrocesso
Reunião da Comissão de Previdência da Câmara na próxima terça-feira tem como pauta projeto sobre casamento homoafetivo. O relatório do deputado Pastor Eurico (PL-PE) diz que nenhuma relação entre pessoas do mesmo sexo pode se equiparar ao casamento, o que pode afetar direitos sobre patrimônio e herança.

Bardo
Michel Temer será um dos participantes do 8º Congresso Nacional do MBL, que acontecerá em 4 de novembro, em SP. No cartaz de divulgação, o emedebista é anunciado como “presidente da República, presidente da Câmara dos Deputados, secretário de Segurança Pública de SP e poeta”.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: