Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Mais pressão

Coluna foi publicada nesta segunda-feira (15)

Painel da Folha de São Paulo | 15/04/2024, 13:10 13:10 h | Atualizado em 15/04/2024, 13:10

Imagem ilustrativa da imagem Mais pressão
Governo Lula estuda a criação de um conselho de consumidores para fiscalizar concessionárias de distribuição de energia |  Foto: AGÊNCIA ESTADO

O governo Lula estuda a criação de um conselho de consumidores, vinculado à estrutura federal, para fiscalizar concessionárias de distribuição de energia. A ideia ganhou impulso no contexto das críticas ao serviço da Enel em São Paulo. O projeto foi discutido em reunião na quarta-feira (10) entre o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e deputados federais paulistas de esquerda. Um dos participantes foi Guilherme Boulos (PSOL), o que irritou o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Esboço

A ideia é criar um órgão oficial com dotação orçamentária própria e participação do Ministério da Justiça e de representantes de consumidores de energia da indústria, comércio, residências e setor rural, entre outros. Os recursos para formação e atuação do conselho poderiam vir das próprias distribuidoras na renovação das concessões.

Influente

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, diz ter um papel de articuladora e que o presidente Lula (PT) dá a ela total autonomia. “Nós (Janja e o presidente) podemos estar em espaços diferentes e falando a públicos diferentes quando necessário”, afirma em entrevista à BBC.

Século 21

Janja diz que procurou ressignificar o papel de primeira-dama por não ter perfil de anfitriã de eventos de caridade que visita instituições filantrópicas. “É sobre quebrar a caixa na qual as primeiras-damas são forçadas a entrar”, disse. “É sobre não ter essa caixa. Ela pode fazer o que quiser.”

Dias melhores

A 7ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, coordenado pelo Ministério das Mulheres, já teve a adesão de 64 empresas. O objetivo é estimular iniciativas de promoção da igualdade e de combate às discriminações no mundo corporativo.

Para não repetir

A ouvidora nacional dos Direitos Humanos, Luzia Cantal, integra a comitiva que está em Florianópolis para elaborar relatório sobre denúncias de aumento de grupos neonazistas em Santa Catarina. “Os relatos levantados aqui são absolutamente estarrecedores”, diz.

Extrapolou

Secretário do Regime Geral da Previdência Social, Adroaldo Portal afirma que não é competência do Conselho Federal de Medicina avaliar políticas adotadas pelo ministério, em referência ao parecer crítico da entidade sobre o sistema de envio online de atestados médicos.

Zero surpresa

Para Portal, o parecer está alinhado à política adotada pela atual direção da entidade. “Lembremos dos conhecidos posicionamentos do CFM sobre as vacinas da Covid e a resolução contra aborto de mulheres vítimas de estupro. É inegável que nunca se viu um CFM tão ideologizado como o atual”, afirma.

Em alta

As operações de portabilidade do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas cresceram quase 270% em março na comparação com o mesmo mês de 2023, acompanhando a queda da taxa de juros nesse tipo de crédito no ano passado.

Pop

Dados da Previdência Social mostram que foram 394.086 contratos transferidos para instituições com juros mais baixos, ante 106.650 no ano passado. Entre as instituições que mais fizeram portabilidade estão Facta Financeira, Banco do Brasil, Banco Agibank e Banco Paraná.

Vem aí

A inauguração da nova sede do sindicato dos cegonheiros (transportadores de carros) de São Bernardo, nesta terça (16), reunirá uma plateia eclética. Estarão presentes o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ex-prefeito, além do atual ocupante do cargo, Orlando Morando (PSDB), e pré-candidatos em outubro.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: