Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

La pregunta

| 23/04/2021, 09:47 h | Atualizado em 23/04/2021, 09:49
Painel

Folha de São Paulo

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

Uma das assessoras do presidente da Argentina, Cecilia Nicolini afirma que apenas questões políticas podem explicar a reticência da Anvisa em aprovar o Sputnik V no Brasil. Mais de 60% das doses aplicadas na Argentina são do imunizante russo.

“Não sei (quais são) as pressões, mas com certeza é uma questão política. As evidências já estão aí, de resultado e também as experiências vacinando com a Sputnik”, diz ao Painel. Ela é responsável no país pelas relações internacionais para vacinas.

Cada um
Ela ressalta que se trata de uma questão brasileira e que por isso não vai se meter, destacando também que as agências reguladoras são independentes.

Razões
Nicolini atribui as críticas a uma suposta falta de transparência sobre a Sputnik a diferença cultural, termos de confidencialidade e preconceito com a origem da vacina. “A Argentina foi o primeiro país a registrar a vacina. Para o Brasil, pensei que seria mais fácil. Há novos estudos, a Argentina já vacinou mais de 6 milhões de pessoas. Rússia, México, Bolívia [estão aplicando]”, diz.

Vai
Ela aponta que não há registros de casos adversos importantes na Argentina e que os quadros graves de Covid-19 estão em queda. Os governadores do Nordeste têm pressionado pela liberação da importação da Sputnik V. Amapá, Ceará, Maranhão e Piauí acionaram o STF. A Anvisa tem dito que faltam informações.

Puxadinho
O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello deve ganhar uma sala no Palácio do Planalto e ser alocado em um cargo na Secretaria-Geral da Presidência.

Conselhos
A pasta está sob o comando de Onyx Lorenzoni. A ideia é que o ministro, que é deputado federal licenciado e já participou de diversas comissões parlamentares de inquérito no Congresso, ajude o general a traçar uma estratégia para não ser atingido pela CPI da Covid.

Cabo
A sessão do STF de ontem mostrou que o ofício elaborado pela Polícia Federal sobre a impossibilidade de reconhecer a autenticidade das mensagens hackeadas da Lava Jato ainda vai gerar mais discussões na corte. Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski discordaram sobre o tema.

Briga
Como mostrou a Folha na quarta (21), o documento desencadeou uma crise na nova cúpula da PF.

Placa
O presidente do PDT, Carlos Lupi, classifica João Santana como um gênio e o “maior gol” do partido desde a campanha eleitoral de Ciro Gomes à presidência em 2018. O marqueteiro foi contratado para, segundo o dirigente, modernizar a imagem do partido e também para preparar a pré-campanha de 2022.

Meu…
Lupi diz que Santana já começou a produzir vídeos e que o material tem o objetivo de tentar humanizar Ciro, desfazendo mitos sobre o ex-ministro. O marqueteiro ganhou fama com as campanhas vitoriosas de Lula (2006) e Dilma Rousseff (2010 e 2014).

…passado
Santana foi preso na Lava Jato, condenado, em 2017, a oito anos e quatro meses de prisão por lavagem de dinheiro e assinou um acordo de colaboração premiada em que assumiu ter recebido valores no exterior por meio de caixa 2.

Freio
Doze integrantes da executiva nacional da CUT divulgaram documento em que contestam a participação de políticos do centro no ato programado para a comemoração do 1º de maio.
A carta foi vista como um recado a Lula pelos acenos que o ex-presidente tem feito a partidos de fora do campo da esquerda.

Amigos
O ato virtual vai reunir FHC e Rodrigo Maia (DEM-RJ), por exemplo. João Doria (PSDB-SP) foi convidado.

Me chama…
Um dos representantes do mercado na reunião de ontem com caminhoneiros, Rafael Furlanetti, da XP, autorizou que seu número de celular fosse repassado para lideranças da categoria.

…no zap
Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), organizador do encontro, disse ao executivo que ele nem imagina o que o aguarda. O ministro participa de 43 grupos de WhatsApp de caminhoneiros e diz precisar tirar um tempo todo dia para conseguir acompanhar o volume de conversas.

Tiroteio
“Quem é filha do Queiroz não morre pagã. É um acinte à população do Rio”
De Martha Rocha (PDT), deputada estadual, sobre o governador Cláudio Castro, do Rio, nomear e, 48 horas depois, exonerar Evelyn Melo, filha de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel