Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Ficção

Coluna foi publicada nesta terça-feira (18)

Painel da Folha de São Paulo | 18/06/2024, 10:50 10:50 h | Atualizado em 18/06/2024, 10:50

Imagem ilustrativa da imagem Ficção
Deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) mentiu sobre o caso de uma menina capixaba de 10 anos que engravidou por estupro em 2020, segundo médicos citados pelo deputado |  Foto: Will Shutter/Agência Câmara

Dois médicos citados pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) na justificativa que embasa o PL antiaborto dizem que ele apresentou versão fantasiosa para o caso de uma menina capixaba de 10 anos que engravidou por estupro, em 2020.

A garota teve o procedimento no Estado negado e foi transferida para Recife, onde foi realizado. Segundo o relato, a equipe de plantão no Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros teria resistido ao aborto, que teria sido feito pelo diretor, Olímpio Moraes.

Oi?

“Não fui eu que fiz o procedimento, foram os plantonistas. E não houve resistência da equipe”, disse Olímpio ao Painel. Também citado, o então secretário de saúde do ES, Nésio Fernandes, diz que não foi providenciado um jato particular para fazer a viagem da criança, como dito por Cavalcante, mas um voo comercial. Procurado, o parlamentar não se manifestou.

Risco

Uma comissão do Congresso identificou cerca de 10 mulheres dividindo espaço com mais de 200 imigrantes homens num terminal do aeroporto de Guarulhos. Participaram da inspeção o presidente da comissão, deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE), a relatora, senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), e representantes da Acnur e outras entidades. “Há um medo constante em relação à segurança dessas mulheres”, diz Gabrilli.

Conflito

O subprocurador-geral Lucas Furtado, do Ministério Público junto ao TCU, entrou com representação para que a corte apure a influência de bancos e instituições financeiras na definição da Selic e outros índices pelo Copom, do BC. Na representação, ele manifesta preocupação com possível influência indevida do mercado no Boletim Focus, que coleta as expectativa dos agentes econômicos.

Efeito colateral

O Instituto Sivis divulgou estudo em que aponta riscos contidos em resolução do TSE para combater a desinformação nas eleições municipais sobre os chamados “desertos de notícias”, as áreas do País onde não existem veículos locais de imprensa.

O relatório vê possibilidade de regras muito rígidas inibirem o trabalho de jornalistas que usam as redes para divulgar seu trabalho nestes locais, piorando o já escasso acesso à informação.

Casting

O evento Brazil Forum UK, nos dias 22 e 23 de junho, terá a presença do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, da empresária Luiza Trajano e da presidente da Funai, Joenia Wapichana, entre outros. Serão cinco painéis temáticos sobre transição energética, transferência de renda na educação, cultura digital e inclusão financeira, história do aborto legal no Brasil e Amazônia. O evento anual ocorrerá na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

2 em 1

Provável vice na chapa do prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB), o ex-chefe da Rota Ricardo de Mello Araújo (PL) deve acumular também a função de secretário de Segurança, caso o projeto de reeleição seja bem sucedido. O coronel da reserva, bancado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), provavelmente será oficializado na chapa do emedebista ainda nesta semana.

Manda quem pode

Após o veto de Jair Bolsonaro ao apoio a Pablo Marçal (PRTB), o PL cancelou uma reunião com o coach que estava marcada para a Assembleia de SP para esta terça (18). Deputados estaduais bolsonaristas que resistiam a apoiar Nunes também dizem ter mudado de ideia. “Ele fez a sinalização, e nós, como liderados, vamos segui-la”, diz Lucas Bove (PL).

Ih...

Membro da coordenação da campanha de Guilherme Boulos (Psol), o deputado federal Rui Falcão (PT-SP) ironiza a medalha dos “três is” dada pelo ex-presidente ao prefeito. “Nunes recebeu de Bolsonaro a medalha de imorrível, imbrochável e incomível, mas, para agradar seu padrinho, não disse que acha intragável o coronel Mello como seu vice”, afirmou.

Frente ampla

O PT apoiará ao menos quatro candidatos a prefeitos de partidos que não compõem a base de Lula em cidades com mais de 100 mil eleitores. Nesta segunda-feira (17), o partido deu aval ao candidato do PSDB em Mossoró (RN). Antes, já havia chancelado dois nomes do Podemos (em São José do Ribamar-MA e Taboão da Serra-SP) e 1 do Cidadania (Macaé-RJ).

Fatura

O PT justifica os apoios com base nas realidades locais dos municípios e diz que os candidatos se comprometeram a defender a candidatura de Lula, ou do nome escolhido por ele, em 2026.

Bossa nova

A Fundação Padre Anchieta, que gere a TV Cultura, lançará em 25 de junho uma fotobiografia sobre o ex-presidente Juscelino Kubitschek (1956-61). O livro é assinado por Fábio Chateaubriand e tem 287 imagens que retratam a trajetória de JK. Foram dois anos de pesquisas em arquivos nacionais e internacionais, com mais de 50 mil fotos analisadas.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: