Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Desfalque

Coluna foi publicada no domingo (07)

Painel da Folha de São Paulo | 08/07/2024, 12:16 12:16 h | Atualizado em 08/07/2024, 12:16

Imagem ilustrativa da imagem Desfalque
Ministro das Casa Civil, Rui Costa afirmou que terá atuação tímida na campanha em Salvador |  Foto: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), sinalizou que terá atuação tímida na campanha em Salvador e irritou aliados do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que disputa a prefeitura com apoio petista. “Pretendo ter uma presença nas campanhas muito com vídeo, foto, porque não vai dar tempo. Não vou conseguir sair de lá [Brasília]”, disse ao Painel. A declaração gerou reações de emedebistas como o ex-ministro Geddel Vieira, que avaliam que Costa deveria ser mais cauteloso com as palavras.

Beicinho

O ministro deixou o governo da Bahia em 2022 com popularidade alta, mas pesquisas apontam que Lula e o ex-prefeito ACM Neto são os principais cabos eleitorais em Salvador. Rui Costa articulou a candidatura do ex-vereador José Trindade (PSB), mas ficou isolado no PT e teve de aceitar a aliança em torno do vice-governador emedebista.

Companheira

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, enviou ofício à colega da Gestão, Esther Dweck, em que declara apoio aos pleitos dos servidores de agências reguladoras que realizaram paralisação na última quinta-feira. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estão vinculadas à pasta.

Ombro amigo

Nísia reitera “o apoio à valorização e à recomposição da força de trabalho da Anvisa e da ANS” e também “à continuidade da negociação das agências reguladoras”. Os servidores apontam sucateamento dos órgãos ao longo dos anos.

E nós?

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), apresentou proposta de renegociação das dívidas dos estados com a União que beneficiaria todas as unidades da federação, e não apenas as diretamente afetadas. A dívida é de R$ 740 bilhões, 80% concentrados em quatro estados: SP, RJ, MG e RS. O Piauí não tem nenhum débito. “É uma questão de justiça federativa”, diz o governador ao Painel.

Prêmio

A ideia seria destinar os recursos economizados pelos estados com a redução da dívida para um fundo a ser distribuído a todas as unidades da Federação com base em critérios como no Fundo de Participação dos Estados (FPE) e tamanho da dívida, com estados de menor débito recebendo mais recursos.

Uai

O cenário pulverizado apontado pelo Datafolha aumentou a pressão por uma unificação de candidaturas da esquerda em Belo Horizonte. No entanto, nem Duda Salabert (PDT), que teve 10%, nem Rogério Correia (PT), que marcou 8%, se mostram dispostos a desistir. “Minha candidatura é a que tem melhor condição de costurar a unidade do campo progressista”, afirma o petista. "Nossa candidatura é a que tem mais chance de ir para o segundo turno", rebate a pedetista.

Fala que eu te escuto

A pré-campanha de Ricardo Nunes (MDB) à Prefeitura de São Paulo encerrou a fase de consulta popular na elaboração do programa de governo e começará a formação dos grupos de trabalho por áreas temáticas. Cerca de 12 mil pessoas participaram de eventos nas subprefeituras desde junho, e houve 72 mil acessos em um aplicativo criado para receber sugestões.

Basta

O Psol entrou com queixa-crime contra o pastor Silas Malafaia, que chamou o partido de “lixo moral” por suposto “ativismo gay” em live em 27 de junho. Ele pediu que as pessoas não votem em candidatos psolistas na eleição e citou Guilherme Boulos, em São Paulo. A legenda diz que o religioso proferiu ofensas gratuitas e pede condenação por danos morais.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: