Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Cotoveladas

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (22)

Painel da Folha de São Paulo | 22/11/2023, 11:09 h | Atualizado em 22/11/2023, 11:10

Imagem ilustrativa da imagem Cotoveladas
Presidente nacional do Partido Novo, Eduardo Ribeiro disse à coluna que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, faz "oportunismo e politicagem barata" ao se envolver com a discussão em torno do novo regime de recuperação fiscal de Minas Gerais |  Foto: Divulgação/Luiz Augusto Macedo

A disputa em torno do novo regime de recuperação fiscal de Minas Gerais entre os governos Romeu Zema (Novo) e Lula subiu de tom e se tornou explícita. Presidente do Novo e agindo como porta-voz do governador, Eduardo Ribeiro disse ao Painel que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, faz “oportunismo e politicagem barata” ao se envolver com o tema. Senador licenciado pelo PSD, Silveira é citado como possível candidato ao governo mineiro em 2026.

Bomba-relógio

Em resposta, Silveira afirmou que Zema colocou Minas “em um verdadeiro estado de insolvência”. Ontem, o ministro e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniram com o presidente Lula para discutir o tema  sem a presença do governador. A data limite para aprovar o regime é 20 de dezembro.

Lupa

A Advocacia-Geral da União vai analisar o processo do Conselho de Justiça Federal que deu a juízes federais de primeira e segunda instâncias o direito a licença de um dia para cada três trabalhados em caso de acúmulo de funções. Na prática, isso abre caminho para um aumento salarial de 30% aos magistrados, uma vez que os dias podem ser convertidos em dinheiro. Se a conclusão for de que há prejuízo material para a União, não está descartada uma ação judicial.

Ruído

A eleição de Javier Milei já gera uma sombra sobre o Mercosul, que ele ameaça abandonar. Nesta quarta-feira (22), ministros do Turismo do bloco se reúnem em Foz do Iguaçu para debater os rumos do setor e discutir projetos transnacionais. Com Milei, há dúvida se eventuais acordos firmados serão respeitados quando ele assumir, em 10 de dezembro.

Sem lei

Um vídeo ao qual o Painel teve acesso mostra que em 16 de outubro, dia em que um homem foi morto durante operação na Terra Indígena Apyterewa (PA), invasores fizeram uma emboscada contra agentes de segurança pública no local. As imagens, gravadas de um helicóptero, mostram um grupo cercando um carro policial, que então acelera para fugir. A cena aconteceu na Vila Renascer, construída ilegalmente no território e que contava até com hotéis e postos de gasolina. Atuam no local Força Nacional, Ibama, e polícias Rodoviária Federal e Federal.

Jornada dupla

A Justiça do Trabalho do Distrito Federal determinou que a Caixa Econômica Federal conceda redução de jornada de trabalho aos funcionários com filhos com Transtorno do Espectro Autista. Segundo a decisão, que vale apenas para Brasília, as reduções seriam de 2h para funcionários que trabalham 6h por dia, e de 4h, para os que trabalham 8h, sem diminuição salarial ou necessidade de compensação.

Canto da sereia

A deputada federal Tabata Amaral (PSB) pediu uma reunião com a nova cúpula do diretório municipal do PSDB, que assumiu no mês passado, para debater a eleição para a Prefeitura de São Paulo. Ela deve se encontrar com Orlando Faria, presidente tucano na capital, nesta quinta-feira (23). A pré-candidata acena com a vaga de vice para os tucanos para convencê-los a pular do barco de Ricardo Nunes (MDB).

Reserva

A vereadora de São Paulo Janaína Lima (MDB) apresentou proposta que cria o Fundo Soberano Paulistano, com 0,2% das receitas orçamentárias, o equivalente a R$ 250 milhões anuais. Os recursos seriam utilizados em projetos de inovação, economia criativa, sustentabilidade e boas práticas de governança.

RH

A CPI da Enel na Assembleia de São Paulo aprovou requerimento que obriga a empresa a detalhar o quadro de funcionários que trabalharam para reparar a rede de energia durante o apagão do início do mês. O pedido, apresentado pelo presidente da comissão, Thiago Auricchio (PL), poderá embasar a defesa de rompimento do contrato na capital.

A eleita

Instado pelo PT nacional a apresentar um nome para a disputa da prefeitura de Porto Alegre até o final de novembro, o partido deve formalizar nesta quinta-feira (23) a indicação da deputada federal Maria do Rosário. Sua concorrente, a deputada estadual Sofia Cavedon, não confirmou estar fora da disputa, mas divulgou nota dizendo que o partido apresentará um nome unânime na data.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: